Topo

Rio recebe 300 agentes da Força Nacional nesta terça e missão é estendida por 90 dias

14.fev.2017 - Agentes da Força Nacional reforçam a segurança da Alerj - Humberto Ohanna/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
14.fev.2017 - Agentes da Força Nacional reforçam a segurança da Alerj Imagem: Humberto Ohanna/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

09/05/2017 13h32Atualizada em 09/05/2017 13h40

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a prorrogação do emprego da Força Nacional no Rio de Janeiro por 90 dias, a contar desta terça-feira (9). Atendendo a novo pedido do governo fluminense, a medida do substitui portaria anterior, publicada na semana passada que estendia a missão por 30 dias. A continuidade da operação inclui outros 300 agentes, que chegam hoje à capital fluminense.

A previsão é de que a Força Nacional continue atuando em ações de segurança pública, em apoio ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e na recuperação da ordem pública por meio do policiamento ostensivo. A operação é realizada desde dezembro de 2016 (com 125 agentes), também a pedido do governo local.
 
O reforço no contingente aconteceu após guerra de facções criminosas desencadear uma série de ataques a ônibus em vias importantes do Rio de Janeiro. Nove ônibus e dois caminhões foram queimados a mando de criminosos do Comando Vermelho, que tentavam retomar o controle do tráfico da comunidade Cidade Alta, em Cordovil, zona norte da capital.
 
Segundo o Ministério da Justiça, o prazo do apoio prestado pela Força Nacional poderá ser prorrogado, se necessário.