Mãe abandona bebê prematuro em maternidade no Acre

Bruno Marise

Colaboração para o UOL

  • Reprodução

Um caso de abandono revoltou os moradores da cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Em abril, a mãe deu entrada no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá e, logo após a cesária, tentou fugir da maternidade. Por nascer prematura, a criança necessitou de cuidados especiais, inclusive nutrição com o leite materno, mas a mãe se negou e optou por deixar o local.

O bebê ficou um mês na incubadora da maternidade, mas teve alta e está internado no abrigo para crianças em situação de risco Lar Ester Cameli. Por conta do baixo peso, o recém-nascido ainda inspira cuidados e uma equipe de médicos acompanha o seu quadro de saúde, que no momento é estável.

Em contato com o UOL, a coordenadora do Conselho Tutelar de Cruzeiro do Sul, Jaiciléia Gouvêa confirmou que a mãe, que é usuária de drogas e moradora de rua, já tem um histórico de abandono de outras crianças, e o caso foi registrado judicialmente.

"Desde o momento em que a mãe se evadiu, nós já acionamos a Justiça e fizemos a representação no Ministério Público. Pode ser aberto um inquérito contra a mulher, mas a grosso modo ela não cometeu o crime de abandono de incapaz, pois a criança ficou aos cuidados do hospital. Acho difícil que ela seja penalizada, a lei não assegura isso", completou.

Agora, o futuro do bebê será decidido pela Justiça do Acre, que pode colocá-lo para adoção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos