Topo

Flash salva fotógrafo de touro que invadiu arena durante rodeio; veja vídeo

Foto tirada por Ney Costa mostra touro se aproximando dele - Ney Costa - Ney Costa
Foto tirada por Ney Costa mostra touro se aproximando dele
Imagem: Ney Costa

Wagner Carvalho

Colaboração para o UOL, em Bauru (SP)

06/06/2017 10h44Atualizada em 06/06/2017 16h43

Acostumado a estar nas arenas de rodeio por todo o interior do Estado, o fotógrafo Ney Costa, 50 anos, reconhece que “nasceu de novo” após, por milésimos de segundo, ser salvo pelo disparo do flash da sua máquina fotográfica. O fato aconteceu em Porangaba (distante 177 km de São Paulo), durante a 9ª Festa do Peão realizada no final de semana.

Durante uma das dezenas de montarias realizadas no evento, Costa se agachou para conseguir a melhor imagem do que acontecia na arena. Nesse momento, o próximo boi que seria montado escapou do brete, onde estava sendo preparado para a montaria, e saiu em disparada pela arena na direção do fotógrafo, só desviando após se deparar com o flash da máquina disparado por Costa.

“Na hora eu não vi nada, o rodeio seguiu normalmente, fui ver no outro dia. Daí percebi o que havia acontecido e que tinha nascido outra vez”, conta o fotógrafo que tem mais de 20 de experiência nas arenas de rodeio.

Costa conta que o comentarista do rodeio, que é seu amigo, disse que viu a cena e pegou o microfone para alertar o colega, mas que no momento a voz não saiu por estar assustado com o que poderia acontecer. “Se ele tivesse me alertado, talvez não tivesse escapado, iria tentar fugir e com certeza seria atingido pelo boi”, afirma.

O fotógrafo conta que é não é raro um boi escapar enquanto está sendo preparado para uma montaria. “Tem alguns bretes com a trava pequena e eles ficam se debatendo, daí, às vezes, escapam e vão para a arena”, explica.

O profissional que é de Botucatu (SP), cidade próxima a Porangaba, conta que já passou por momentos difíceis durante a participação em rodeios, mas que com certeza, esse foi o mais complicado, porque tudo aconteceu sem ele notar nada. “Se não tivesse o vídeo com certeza o fato teria passado por desapercebido”, afirma.

Há cerca de 15 anos, durante um rodeio na Gran Expo Bauru, Costa também foi atacado por um touro. “Fui pisoteado, tive duas costelas quebradas, mas na situação de Porangaba, se o boi me atinge, com certeza seria fatal. Eu não estava em posição de defesa, o boi me atingiria na cabeça e peito e com certeza eu seria pisoteado”, afirma.

“Vendo o vídeo no outro dia, foi que veio o frio na barriga”, brinca. Na hora em que o flash disparou, uma foto foi feita, e mostra apenas o olho do boi a cerca de um metro do fotógrafo.