Ibama prende brasileiros por contrabando de escorpiões "gigantes" vindos da África

Patrick Mesquita

Colaboração para o UOL

  • Divulgação/Ibama

    A apreensão pegou escorpiões vivos, mas boa parte morreu na viagem

    A apreensão pegou escorpiões vivos, mas boa parte morreu na viagem

O Ibama, com ajuda da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, prendeu duas pessoas por receberem uma encomenda com escorpiões contrabandeados da Nigéria. O caso aconteceu em Uberaba, em Minas Gerais.

A operação começou em São Paulo, quando uma caixa foi interceptada no aeroporto de Guarulhos. O Serviço de Remessas Postais Internacionais (Serpi) detectou o conteúdo e acionou o Ibama. A carga continha nada menos do que 23 escorpiões da espécie Pandinus imperator, mais conhecido como "escorpião imperador" - um dos maiores do mundo, chegando a 20 cm.

Divulgação/Ibama

Para efetuar as prisões, os agentes deixaram a carga seguir o destino até o Triângulo Mineiro, onde foram detidos os destinatários. Ambos não tiveram as identidades reveladas e foram autuados por introdução no país de espécime exótica sem licença ambiental e maus-tratos a animais exóticos. Além disso, os dois levaram uma multa de R$ 130 mil.

Os relatos são de que, como foram transportados dentro de uma caixa sem o menor cuidado, mais da metade dos escorpiões já estava morta. Em contato com a reportagem, o Ibama confirmou os fatos e disse que a investigação ainda não foi concluída, o que impossibilita a divulgação de mais detalhes.

Originalmente, 60 escorpiões foram encomendados, mas apenas 23 chegaram ao Brasil. As informações são de que eles se devoraram por não conseguirem se alimentar. Os sobreviventes estão em posse do Instituto Butantan.

"Eles compraram para revender como um bicho pet", afirma o superintendente do Ibama em Minas Gerais, Rodrigo Helles.

O "Escorpião Imperador" é um dos maiores do mundo e, como tem um pigmento diferente, pode mudar de cor dependendo da luz que recebe.

"Ele não pode ser solto na nossa natureza por ser exótico. Vamos ver se o governo nigeriano tem o interesse de reaver", completa.

Divulgação/Ibama
Imagem que mostrou que a caixa estava repleta de escorpiões, vindos da Nigéria

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos