Topo

Ex-presidiário tenta se passar por advogado em cadeias de Pernambuco

Imagem: Divulgação

Demétrio Vecchioli

Colaboração para o UOL

19/06/2017 16h28

Um ex-presidiário está tentando se passar por advogado para atender dentro de presídios da região metropolitana de Recife. Na última terça-feira (12), José Ricardo Cavalcanti de Amorim foi barrado ao tentar entrar no Centro de Observação e Triagem Criminológica (Cotel) apresentando uma carteira da OAB-PE em nome de outra pessoa.

Em comunicado distribuído às unidades prisionais de Pernambuco, o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp-PE) diz que José Ricardo, tratado pelo apelido "Ricardo Dodói" tem tentado se passar por advogado. Ele é bacharel em direito, mas não pode exercer a advocacia por não ter documento da OAB.

Veja também

Na terça (12), ele tentou entrar no Cotel com uma carteira em nome de Victor Douglas Vasconcelos de Azevêdo. Em contato com o UOL, Victor confirmou que a carteira era dele. "É a minha carteira. Ela foi extraviada. Ando com ela dentro do carro e ela sumiu. Faz uns dois meses que notei a falta. Já havia notificado a OAB", afirmou. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco ainda não comentou o caso.

"Conversando com agentes de outras unidades, pude contatar que o mesmo está se apresentando em diversas cadeias do estado, usando sempre carteiras de outros advogados ou a desculpa de que esqueceu a própria", conta João Carvalho, presidente do Sindasp-PE. No Cotel, Ricardo disse ao agente que ia pegar os documentos no carro e foi embora.

Em nota, a a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) confirmou o fato. As investigações já estão com a Polícia Civil de Pernambuco, que não comentou o caso até a publicação desta reportagem.

A OAB também se pronunciou: "A OAB Pernambuco informa que, já nesta segunda-feira (19), oficiará o Governo do Estado solicitando mais informações sobre o ocorrido no último dia 13 de junho, quando um falso advogado tentou entrar no Cotel (Centro de Observação e Triagem), em Abreu e Lima, no Grande Recife, se passando por profissional da advocacia. Ressalta que designou um representante para acompanhar o caso e adotar todas as providências cabíveis.
 
A entidade acrescenta que já tem uma investigação interna em aberto contra o suspeito, por exercício ilegal da profissão, pela suposta utilização de uma petição com assinatura falsa de uma advogada regulamente inscrita na Seccional. A OAB-PE ressalta que, no presente momento, não pode compartilhar mais detalhes para não comprometer as investigações.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-presidiário tenta se passar por advogado em cadeias de Pernambuco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano