Topo

Rio registra volume de chuva maior do que o esperado para todo o mês

21.jun.2017 - Trecho interditado na avenida Epitácio Pessoa, no sentido Ipanema, altura da rua Tabatinguera - Centro de Operações do Rio/Reprodução - Centro de Operações do Rio/Reprodução
Trecho interditado na avenida Epitácio Pessoa, no sentido Ipanema, altura da rua Tabatinguera
Imagem: Centro de Operações do Rio/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/06/2017 06h22Atualizada em 21/06/2017 11h29

Onze estações pluviométricas da cidade do Rio de Janeiro registraram no dia nesta terça-feira (20) volume de chuva superior ao esperado para todo o mês de junho. A estatística levou em conta as precipitações ocorridas dentro de um período de oito horas, das 15h45 às 23h59. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o volume de chuva é o maior para um dia do mês de junho dos últimos 20 anos.

Além disso, segundo balanço do Centro de Operações divulgado na madrugada desta quarta-feira (21), somente na estação do Alto da Boa Vista foram registrados 247 milímetros de chuva entre 0h e 23h59 da terça, batendo-se o recorde de 154,2 milímetros que era de 2006.

Nesta quarta, a cidade amanheceu ainda com alguns pontos de interdição. Um deles era em trecho da pista lateral, sentido centro, da avenida Brasil. Outro, na avenida Epitácio Pessoa, no sentido Ipanema, altura da rua Tabatinguera. Também há interdição em trecho da avenida Borges de Medeiros, no sentido Rebouças, altura do Parque dos Patins.

Para esta quarta-feira, segundo o Centro de Operações, a previsão é de chuva fraca a moderada, ocasionalmente forte, em pontos isolados da cidade. 

A chuva de ontem atingiu vários bairros da cidade, principalmente os da zona sul, do centro e da região da Tijuca/Maracanã. 

Entre as ocorrências registradas, estiveram bolsões d’água em diversas vias de cerca de 15 bairros, entre eles, Botafogo, Ipanema, Laranjeiras, Lagoa, Flamengo e Catete. Também houve queda de árvore e de barreira, na altura do Corcovado. O VLT Carioca teve as linhas 1 e 2 paralisadas devido à chuva.