Topo

Governo Doria cita desobediência e multa skatistas após atropelamento

Motorista teve carro depredado durante fuga, que resultou em diversos atropelamentos - Eduardo Carneiro/UOL
Motorista teve carro depredado durante fuga, que resultou em diversos atropelamentos Imagem: Eduardo Carneiro/UOL

Eduardo Carneiro

Colaboração para o UOL

27/06/2017 13h13

A Prefeitura Regional da Sé informou nesta terça-feira (27) que multou os organizadores da 'skateada' em aproximadamente R$ 20 mil. O argumento da equipe de João Doria (PSDB) para a decisão foi o “desvirtuamento da autorização”, já que os participantes se deslocaram antes do horário autorizado para o evento do último domingo.

A 'skateada', que servia para comemorar o Dia Mundial do Skate, acabou marcada por um atropelamento de vários participantes na Rua Augusta, em São Paulo. Três pessoas se feriram com mais gravidade, mas já tiveram alta hospitalar.

A Prefeitura Regional afirma que a iniciativa de dar início ao evento antes do horário combinado “causou transtornos à logística e planejamento das ações realizadas para garantir a segurança dos participantes”.

O comunicado ainda ressalta que está sendo apurado “se houve a participação de outros grupos, mobilizados por meio de redes”.

 

Caso comprovado, esses também serão multados. Na última segunda-feira, após prestar depoimento no 4º Distrito Policial, Dan Feitosa, da Go Skate Day, alegou que um grupo paralelo, que se organizou pelo Facebook, desceu a Rua Augusta antes do horário combinado.

Polêmica sobre horário do atropelamento

Logo após ser notificada da multa, a Go Skate Day voltou a se pronunciar nesta terça-feira e anunciou que recorrerá da decisão. O grupo usa um documento em que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) teria assumido o compromisso de interditar a Rua Augusta às 9h30 – o atropelamento aconteceu por volta de 20 minutos depois.

“De acordo com esse documento, os únicos culpados são o motorista que saiu desgovernadamente para cima dos skatistas, a CET, por ficar apenas fazendo filmagens e que não mediu esforço algum para intervir o veículo, e possivelmente um envolvimento de uma pessoa ou marca que colaborou para saída antecipada”, afirma a nota.

A pedido do UOL, a CET voltou a emitir nota nesta terça-feira sobre o caso. A companhia alega que iniciou às 9h a interdição na região da Consolação para o evento “Go Skate Day”. “Às 9h20, as interdições começaram, conforme a programação, na rua Augusta. Nesse horário, a via no sentido Paulista-centro já estava interditada, assim como suas transversais”.

Quanto ao sentido oposto, no qual ocorreram os atropelamentos, a CET diz que “já havia iniciado o processo de interdição, com cavaletes e escoando o trânsito que ainda se concentrava no local para a interdição total”. “Cabe ressaltar que não se fecha uma via de 3.000 metros e as suas transversais em poucos minutos”, completa.

Pela programação definida com os organizadores, a concentração no MASP estava prevista para as 10h e, a partir das 10h30, o início da saída da Av. Paulista, sentido Consolação, entrando na rua Augusta até a rua Martins Fontes, rua Álvaro de Carvalho, rua João Adolfo e término no Vale do Anhangabaú.

“Com a antecipação do início do trajeto dos skatistas, sem autorização prévia, os agentes da CET tiveram que, emergencialmente, agilizar o processo de acompanhar a movimentação dos skatistas e ordenar o trânsito”, afirma a CET.

Motorista do Ecosport que atropelou os skatistas, o servidor público José Iriovaldo Ferreira se apresentou à polícia na última segunda-feira. Em depoimento, alegou que não viu bloqueios na Rua Augusta e que só avançou sobre os participantes do evento depois de ter seu carro atacado – a mãe dele, de mais de 80 anos, teria se ferido na ação.

José Iriovaldo foi liberado após pouco mais de três horas de depoimento. Ele deve ser indiciado por lesão corporal dolosa, fuga do local de crime e periclitação de vida.