Topo

Maré sobe e deixa caminhonete submersa em praia no Pará

ASCOM CBMPA/Divulgação
Imagem: ASCOM CBMPA/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/07/2017 21h15

Uma caminhonete ficou submersa na praia do Atalaia, em Salinópolis, na costa do Pará, até que os bombeiros e a Polícia Militar conseguissem retirar o veículo na tarde deste domingo (23).

Segundo os relatos de banhistas, o dono da caminhonete foi surpreendido com a alta da maré por volta das 14h, no momento em que ajudava outra pessoa que tinha o carro atolado na praia. Ele não conseguiu voltar ao carro, que estava estacionado na faixa de areia no final da praia, a tempo de retirá-lo da maré cheia.

Tanto os bombeiros quanto um guincho tentaram resgatar o veículo antes de ele ser tomado pela água, mas não houve sucesso. A área ficou isolada por horas até que a maré baixasse e a caminhonete pudesse ser enfim retirada, com o auxílio de dez homens e uma retroescavadeira.

"Agora vamos fazer a conferência do veículo e tentar entrar em contato com o proprietário, que o abandonou no local", disse o primeiro-tenente dos Bombeiros Rodrigo do Vale, coordenador do resgate, segundo a Agência Pará.

O Corpo de Bombeiros diz que as vias de acesso à praia sempre são bloqueadas no período da maré cheia e os motoristas são orientados a não deixar os carros na margem da praia, mas as regras são desrespeitadas. Para evitar o problema, os banhistas podem checar a tábua de maré, disponível nos postos dos Bombeiros, e descobrir os horários de cheia.