Aluno de direito é preso acusado de coordenar quadrilha de roubos de cargas no PI e MA

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

  • Polícia Civil/PI

    Carga roubada de supermercado na cidade de Valença (PI)

    Carga roubada de supermercado na cidade de Valença (PI)

Um estudante de direito de 20 anos foi preso em flagrante no município de Elesbão Veloso, região Sul do Piauí, acusado de coordenar uma quadrilha de roubos de cargas de caminhão que agia nos Estados do Piauí e Maranhão. Além dele, outros três homens foram presos, inclusive o receptador da carga que estava na cidade de Timon (MA).

O estudante Cleidison de Araújo Silva, 20, é apontado pela Polícia Civil como coordenador da quadrilha. Segundo o secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, as investigações apontaram que Silva captava as vítimas em postos de combustíveis depois que analisavam que os pneus dos caminhões estavam baixos pelo peso da carga a ser roubada.

"O estudante universitário ia junto com o bando observar nos postos as possíveis vítimas. Acreditamos que era o segundo roubo de cargas cometido pela quadrilha", contou Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu.

A identidade dos outros três presos não foi informada pela polícia. O UOL tentou contato com a defesa de Cleidison de Araújo Silva, mas não conseguiu. A polícia informou que ele ainda não constituiu advogado e deverá ser atendido pela defensoria pública. Os presos foram transferidos para a Casa de Custódia de Teresina, nesta terça-feira (8).

Segundo Abreu, o estudante de direito armou toda operação criminosa para que um caminhão fosse interceptado depois que saiu de um posto de combustível de Valença. "O motorista ainda estava refém quando a polícia conseguiu descobrir o sequestro", contou em entrevista ao UOL, na tarde desta terça. A carga estava escondida no povoado Nova Olinda, zona rural de Timon (MA).

A polícia também encontrou no último sábado (5) uma carga do supermercado Comercial Carvalho, com eletrodomésticos e utensílios de cozinha, roubada no dia 4 de julho, em Valença. A carga foi roubada dos mesmos modos, quando o motorista saiu do posto de combustível. O dono da carga não registrou boletim de ocorrência do roubo.

A polícia apreendeu com os bandidos uma pistola 380, dois revólveres e uma caminhonete, usada nos roubos. O proprietário do sítio onde a carga do supermercado foi recuperada, Luis Flor Sobrinho, foi apresentado na Central de Flagrantes de Timon para a lavratura do procedimento policial. O UOL tentou contato da defesa dele, mas não conseguiu.

As cargas roubadas que foram recuperadas estavam avaliadas em R$ 130 mil e R$ 300 mil.

O secretário afirmou que o bando já era conhecido da polícia por ter sido preso outras vezes acusado de assaltos a banco, tráfico de drogas e outras ações criminosas. "Acreditamos que estes dois roubos foram os primeiros praticados pela quadrilha, que migrou de setor", disse o secretário.

A polícia desconfiou da ação dos bandidos devido à movimentação nas cidades de Valença e Elesbão Veloso. O grupo acabou sendo abordado em flagrante com o motorista ainda refém do sequestro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos