Acidente derruba dezenas de contêineres no mar e para o porto de Santos; veja

Eduardo Carneiro

Colaboração para o UOL*

Quarenta e cinco contêineres do navio mercante "Log in Pantanal" caíram no mar de Santos, litoral de São Paulo, entre 1h30 e 3h da madrugada desta sexta-feira, segundo informações fornecidas pela Marinha do Brasil ao UOL.

Imagens da carga se espalhando pelas águas começaram a circular pelas redes sociais no início desta manhã. Ainda não há informação sobre quais produtos exatamente eram transportados.

Por causa do acidente, o tráfego no Porto de Santos foi interrompido por questões de segurança, sendo reaberto às 8h25. As autoridades orientam que os navegantes tenham atenção na área.

A Marinha informou ainda que a agência do navio, que estava ancorado no fundeadouro 3, já foi acionada e um inquérito administrativo será instaurado para levantar as causas e responsabilidades.

Segundo informações preliminares da Marinha, o mar agitado, com ondas que chegavam até dois metros, pode ter sido a causa do acidente. Os contêineres não chegaram a entrar na área do Porto Organizado.

A agência do navio enviou rebocadores ao local e busca agrupar os contêineres, que não chegaram a afundar, para em seguida definir a ação de retirada dos objetos do mar.

Em contato com o UOL, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse ter sido comunicada do acidente, monitora a situação e enviará apoio caso haja necesside.

A Polícia Ambiental de Santos informou que membros da Companhia Marítima trabalham no local do acidente desde a manhã. Além de colaborar no resgate dos produtos da água, que devem ser encaminhados à Polícia Federal, as equipes ajudam nas orientações de embarcações e coíbem a ação de piratas que poderiam se aproximar para tentar furtar as mercadorias.

*Atualizada às 14h36

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos