Topo

De ar condicionado a bolsas. Polícia age para evitar saques após queda de contêineres

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

11/08/2017 18h36

O acidente com a embarcação Log In Pantanal na madrugada desta sexta-feira (11) está movimentando o litoral da Baixada Santista. Entre a manhã e a tarde, os produtos começaram a escapar dos 45 contêineres que caíram ao mar e uma parte chegou a ser recolhida por moradores. Nove foram detidos.

As autoridades já registraram diversos tipos de produtos à deriva. Tem de tudo: bolsas, eletroeletrônicos, impressoras e até ar condicionado na área da praia do Guaiuba , no Guarujá. O Instituto Praia Limpa registrou o aparecimento de mochilas.

Bolsas são retiradas do mar após queda de contêiner em Santos - Divulgação - Divulgação
Bolsas são retiradas do mar após queda de contêiner em Santos
Imagem: Divulgação

Não demorou muito para que as mercadorias começassem a ser recolhidas. De acordo com a Polícia Militar do Guarujá, nove pessoas foram detidas no litoral da cidade com diversos produtos em suas lanchas. As autoridades tentam evitar saques de embarcações "piratas".

De acordo com o investigador Ricardo, da Delegacia Sede do Guarujá, para onde os suspeitos foram encaminhados, eles não podem ser presos porque a ação não configura furto. “Eles não retiraram bens do navio, eles pegaram no mar flutuando, o que configuraria furto de material achado”, explica o investigador ao UOL. “No entanto, para isso, os materiais teriam de estar há 15 dias em posse dos suspeitos e nós os detemos hoje mesmo.”

O investigador não confirmou o tipo do material apreendido, pois o boletim de ocorrência ainda não havia sido finalizado, mas informou que é de “diversos tipos”. “Agora estamos fazendo o registro[dos suspeitos], para ver se nenhum tem antecedente e vamos averiguar para ver se nenhum material foi furtado de fato”, afirma Ricardo.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou ainda que, entre os materiais despejados, não foram encontrados sinais de óleo ou de outras substâncias químicas.

Carga boiando no mar após queda de contêineres; bolsas foram apenas alguns dos produtos perdidos - Divulgação - Divulgação
Carga no mar após queda de contêineres; bolsas foram apenas alguns dos produtos perdidos
Imagem: Divulgação

O caso

Na madrugada desta sexta-feira (11), 45 contêineres do navio mercantes Log In Pantanal caíram no mar de Santos, litoral paulista, entre a 1h30 e 3h. O acidente fez com que o tráfego fosse interrompido no Porto e só fosse reaberto às 8h25.

Os contêineres caíram ao mar enquanto a embarcação esperava para realizar a manobra de entrada no Porto. Ainda não se sabe o motivo do acidente, mas um inquérito administrativo já foi instaurado pela Marinha.