Foragido da Justiça, ex-prefeito do interior de SP é preso nos EUA

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Prefeitura de Leme

    Macarenko também vai responder por fraude praticada em solo norte-americano

    Macarenko também vai responder por fraude praticada em solo norte-americano

Geraldo Macarenko, ex-prefeito de Leme, cidade a 189 km de São Paulo, estava foragido da Justiça desde abril de 2016, quando teve um mandado de prisão expedido pela Justiça, pela suspeita de ter desviado 41 vezes dinheiro público durante seu mandato. Nesta quinta-feira (10), ele foi localizado e preso em Miami, nos Estados Unidos.

Segundo a Justiça, Macarenko foi condenado, em primeira e segunda instâncias, a cinco anos de prisão em regime semiaberto pelos crimes. Além de cumprir a pena a que foi condenado no Brasil, o ex-prefeito também deverá responder pelo crime de fraude cometido nos Estados Unidos.

Macareko foi eleito em 2000, pelo PFL (atual DEM), e reeleito em 2004, pelo PTB. Na transição entre as duas gestões, ele foi acusado de desviar quase R$ 1 milhão da Saecil (Superintendência de Água e Esgoto de Leme), além de fraudar licitação e superfaturar a compra de computadores para escolas.

Segundo denúncia do MP (Ministério Público), o ex-prefeito e outras quatro pessoas, entre dezembro de 2003 e dezembro de 2004, "aproveitaram-se da condição de funcionários públicos para desviar recursos pertencentes à prefeitura, em proveito próprio e alheio". A denúncia foi apresentada pelo promotor de Justiça Leandro Viola.

De acordo com a Promotoria, "após a expedição do mandado de prisão, em abril de 2016, o ex-prefeito fugiu, não sendo localizado nos endereços conhecidos pela Justiça". Após investigações, o Macarenko foi preso com apoio do consulado norte-americano e da Interpol.

Procurada pelo UOL, a defesa do ex-prefeito afirmou que analisa as informações, "que estão chegando desencontradas", para se posicionar "com precisão" acerca dos fatos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos