Topo

Escolas do Rio têm merenda e fantasias de alunos furtadas por criminosos

Escola municipal em Santa Cruz (RJ) foi furtada no fim de semana: merenda virou alvo - Diego Mendes/BOL
Escola municipal em Santa Cruz (RJ) foi furtada no fim de semana: merenda virou alvo Imagem: Diego Mendes/BOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

22/08/2017 11h17

Milhares de alunos ficaram sem aula no Rio de Janeiro na última segunda-feira (21) graças a uma megaoperação de segurança. Duas escolas municipais da Zona Oeste, no entanto, tiveram problemas por motivos um pouco diferentes: roubo de merenda em uma e de fantasias em outra.

A Escola Municipal Roberto Civita, em Santa Cruz, teve parte da merenda furtada durante o fim de semana. Quando os funcionários abriram a unidade na segunda, encontraram a despensa destrancada, com diversos alimentos jogados no chão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), foram levados 24 kg de carne, 210 iogurtes, 20 pacotes de biscoito, além de óleo e requeijão. Um boletim de ocorrência foi aberto, e as aulas aconteceram normalmente.

Já a Escola Municipal Churchill, em Magalhães Bastos, também na Zona Oeste, teve aulas canceladas por causa de um outro furto. De acordo com a SME, durante o fim de semana, suspeitos invadiram o local, bagunçaram diferentes salas e levaram fantasias usadas em peças teatrais.

Os 400 alunos da unidade ficaram sem aula durante a segunda-feira para que houvesse realização da perícia. A escola reabriu normalmente nesta terça-feira (22).

Ao todo, 27 mil alunos ficaram sem aula nesta segunda no Rio de Janeiro. O motivo foi uma megaoperação de segurança feita em conjunto pelas polícias militar e civil.

Foram fechadas 41 escolas, 11 creches e 12 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI). O local mais afetado foi o Complexo do Alemão, com quase 10 mil alunos sem aulas.

Nesta terça-feira, o número caiu para nove escolas, quatro creches e dois EDI. Cerca de 6.500 alunos ainda estão sem aulas.