Cachorro pula de caminhonete, acaba arrastado em rodovia e gera comoção na web
Um cachorro de cinco anos pulou da caçamba de uma caminhonete e foi arrastado em uma rodovia na manhã de quarta-feira (23) na cidade de Luzerna, Oeste de Santa Catarina. A cena, filmada por um motorista, ganhou as redes sociais, que não perdoou o dono do cão.
Snoopy estava viajando na traseira de uma pick-up junto à outra cachorra, Tina. Os dois, acostumados a esse tipo de viagem, voltavam de um sítio no interior da cidade, um percurso feito pelo menos duas vezes por semana.
O acidente aconteceu depois que um pneu caiu da caçamba, assustando o cachorro, que acabou pulando do carro. Por pelo menos 29 segundos, tempo que durou o vídeo, Snoopy foi arrastado pela estrada.
O motorista que vinha atrás filmou tudo antes de buzinar para o homem que conduzia a caminhonete, um parente de Vinicius Kunen, o dono do cão. Os cachorros costumam ficar soltos no interior dos veículos, mas acabaram amarrados porque havia um carregamento de pneus na caçamba.
Assim que o carro de trás avisou o motorista, ele parou a caminhonete e socorreu Snoopy. No veterinário, foram constatadas escoriações em uma das patas, que precisou receber quatro pontos, informou Kunen.
Ao UOL, ele explicou que se mudou recentemente para um apartamento e os cães, de porte grande, estão provisoriamente na casa de sua sogra. “Quando cheguei no trabalho ontem, meu cunhado me mandou uma mensagem no WhatsApp perguntando se eu sabia o que tinha acontecido. Respondi que não e ele pediu pra que eu acessasse o site de noticias local, quando vi aquele vídeo assustador.”
“De imediato liguei pra minha sogra e para o marido dela (que dirigia), porém sem sucesso. Aí fui até a residência deles, que fica próximo aqui do trabalho”, contou o rapaz.
O Código de Trânsito Brasileiro proíbe a condução de animais no exterior do veículo. As opções são transportá-los no banco de trás do carro ou dentro de caixas apropriadas e presas com cinto de segurança. Segundo o Detran, o artigo 235 do código determina que “a condução de animais nas partes externas do veículo é considerada infração grave. Além de somar cinco pontos à carteira de motorista, o condutor arca com multa de R$ 127,69 e poderá ter o carro retido como medida administrativa até que a situação seja regularizada”.
Questionado, o rapaz diz que pretende ajudar o motorista da caminhonete caso ele seja multado. “Óbvio se ele sofrer alguma penalidade, eu vou ajuda-lo no que estiver a meu alcance, pois sei que não foi intencional, tanto que fui a público me expor como dono do animal para não expor ele, que estava bem triste com o fato. Como as redes sociais são um meio cruel, procurei deixa-lo de fora das acusações públicas.”
Nas redes sociais, muitos usuários responderam com solidariedade, comemorando a recuperação de Snoopy. Mas outros não perdoaram: “Tem que arrastar a tua mãe ou a tua filha”, disse um rapaz.
Sobre os ataques que recebeu, Kunen diz que não está “magoado”. “Foi um acidente ocasionado por um descuido, mas graças a Deus o animal está bem. Até de certa forma entendo esse ‘ódio’ que as pessoas passam em seus comentários, pois o vídeo visto fora de um contexto total é realmente cruel, não imagino que um ser que se julga racional tenha coragem de fazer aquele tipo de coisa intencionalmente.”
Ele lembra, no entanto, que chegou a receber mensagens de ódio em mensagens privadas “dizendo que minha mãe deveria estar no lugar do cachorro”. “É totalmente desnecessário, temos Justiça para tais atos, ainda que lenta e bem limitada na questão de maus tratos animais. Mas acredito que temos que usar da racionalidade para tomar as medidas necessárias antes de disferir palavras de ódio em redes sociais.”
Quanto ao Snoopy, ele está bem. “Hoje já está brincando, ainda um pouquinho manco, mas vai ficar bem. Segundo o veterinário, em cinco dias ele estará 100%.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.