Topo

Tremor de terra assusta moradores de cidade mineira - mas logo vira meme

Montes Claros (MG) amanheceu com um susto nesta quarta: tremor de 2.2 graus - Fábio Marçal/Divulgação
Montes Claros (MG) amanheceu com um susto nesta quarta: tremor de 2.2 graus Imagem: Fábio Marçal/Divulgação

Bruno Marise

Colaboração para o UOL

06/09/2017 10h23

A cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais amanheceu com um susto nesta quarta-feira (6). Segundo o Observatório Sismológico de Brasília, um tremor de 2.2 graus na escala Richter foi detectado às 6h09 da manhã.

“Por ser um evento de magnitude baixa, não se espera que tenha havido nenhum dano físico ou material”, afirma o sismólogo Juraci Mário de Carvalho.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 16 chamadas foram registradas em toda a cidade, com maior concentração no bairro de Santos Reis. A maioria das ligações foi para pedir informações a respeito do tremor. “Importante salientar que ligar 193 para assuntos que não sejam de emergência caracteriza perturbação do serviço de emergência. Crime previsto em lei.”, acrescentou o Tenente Diego Silva Prates, Assessor de Comunicação do 7º Batalhão de Bombeiros Militar.

A única ocorrência de vistoria foi no bairro do Sumaré, onde os moradores desconfiaram que o tremor teria causado rachaduras na casa, mas após análise, os bombeiros constataram que se tratavam de rachaduras antigas.

Juraci diz que esse tipo de tremor é comum na região. “Montes Claros é uma falha geológica que se rompe, os eventos acontecem na mesma falha, já houve outros de magnitude maior no passado, e não é raro que ocorra”, completa o sismólogo.

Internautas da cidade registraram o episódio nas redes sociais. “Acordo com um barulho estranho, pensando ser trovão, mas era o tremor em Montes Claros!”, afirmou Luciana Heloisa. “Acordar com tremor em Montes Claros não é fácil. Tremeu forte!”, disse Kleuber Carvalho de Almeida.

Alguns aproveitaram para brincar com a situação, como o internauta Roberto Mendes: “Tremor em Montes Claros hoje cedo. Parecia uma bomba... pensei que a Coreia do Norte tinha descoberto Montes Claros”. "Meu primeiro tremor de terra em Montes Claros! Ninguém tinha avisado que vinha com barulho! Passou... ufa!", brincou Helena Papa.