Topo

Mãe abandona bebê dentro de bolsa em SP e deixa bilhete: "cuide bem dela"

Com bilhete, criança recém-nascida foi deixada em frente a uma casa em Penápolis (SP) - Divulgação/Corpo de Bombeiros
Com bilhete, criança recém-nascida foi deixada em frente a uma casa em Penápolis (SP) Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Wanderley Preite Sobrinho

Colaboração para o UOL

11/09/2017 16h54

Foi dentro de uma bolsa de carregar chuteiras que uma recém-nascida foi encontrada na manhã desta segunda-feira (11) em Penápolis, interior de São Paulo. Ainda com o cordão umbilical, a garotinha Yasmim carregava um bilhete da mãe, que não assinou.

“Quem encontrou foi o meu irmão”, confirmou ao UOL a estudante Ana Paula Augusto, de 27 anos, responsável por ligar para os Bombeiros, por volta das 8h. "Estava enrolada em uma camiseta regata, um moletom e dentro de uma bolsa de carregar chuteira”, conta ela.

Uma vizinha viu a cena e, com o rapaz, foram para a casa de Ana. “Essa vizinha está amamentando e, ao perceber que que a neném estava com fome, lhe deu de mamar até que os bombeiros chegassem.”

De acordo com Ana, o bebê estava a 30 metros de sua casa, em frente à outra residência. “Provavelmente a dona da casa já tinha ido trabalhar quando o bebê foi deixado.” Dentro da mochila, um bilhete: “Olá, queria que vocês cuidassem da minha filha, pois não tenho condições de cuidar dela pois não tenho família e nem uma casa. Ela se chama Yasmin, por favor cuide bem dela.”

Essa vizinha já foi visitada pela Polícia Civil, que iniciou as investigações. Se encontrada a mãe poderá responder por abandono de incapaz.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a menina, de 44 centímetros e 2,3 quilos, nasceu com 39 semanas.

Os agentes levaram Yasmim para a Santa Casa de Penápolis, onde passa bem. De a unidade hospitalar, o bebê irá para o Conselho Tutelar. Se os pais não aparecerem, ela será entregue à adoção.

Ana Paula diz que ficou em choque com o ocorrido. “Só consegui chorar depois que ela se foi. Até gostaria de adotá-la… Eu que sempre quis ser mãe. Mas também não temos condições de criar”, disse ela, que mora com os pais.