Violência no Rio

Ataque a tiros deixa 3 feridos no Leblon; polícia vê confronto entre facções

Do UOL, no Rio

  • Fábio Motta/Estadão Conteúdo

Criminosos armados efetuaram disparos, na noite de quarta-feira (11), dentro da Cruzada São Sebastião, conjunto habitacional situado no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. O ataque deixou três feridos, que foram levados para o Hospital Municipal Miguel Couto, no mesmo bairro. A Polícia Civil está investigando as circunstâncias do fato.

De acordo com a PM, um dos suspeitos envolvidos no crime foi detido pouco depois do tiroteio por homens do 23º BPM (Leblon). Com ele, os policiais apreenderam uma pistola Glock calibre 9 mm. A ocorrência foi registrada na delegacia do bairro, a 14ª DP.

As vítimas dos disparos são um homem, uma mulher e um menor de idade --as identidades não foram divulgadas. Segundo o Hospital Municipal Miguel Couto, um dos feridos estava no centro cirúrgico até a noite de ontem, e os demais apresentavam quadro estável.

Procurada pelo UOL, a Secretaria Municipal de Saúde informou que divulgará em breve um boletim médico atualizado.

Assistente da 14ª DP, o delegado Carlos Alberto Abreu afirmou na noite desta quarta, em entrevista à "TV Globo", que o conflito na Cruzada São Sebastião está relacionado à guerra entre grupos rivais pelo comando do tráfico de drogas na favela da Rocinha, também situada na zona sul carioca.

Veja também:

A disputa se dá entre Antônio Bonfim Lopes, o Nem, que chefiou a Rocinha por um longo período até ser preso, em 2011, e seu sucessor e ex-aliado, Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157. Por conta do racha, 157 traiu a facção liderada por Nem (Amigos dos Amigos) e se aliou a uma quadrilha rival (Comando Vermelho).

"Está acontecendo uma briga entre duas facções criminosas. (...) E aqui [no Leblon] não foi diferente. Houve um conflito entre essas duas facções. Na verdade, houve o ataque de uma facção ligada ao Nem a outra facção, que estaria em guerra com o Nem", afirmou o delegado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos