Topo

Jovem é vítima de assédio em ônibus no Rio e reage: "Licença ou eu te mato"

Maitê Fernandes, 25, é universitária - Reprodução/Facebook/Maitê Soares Fernandes
Maitê Fernandes, 25, é universitária Imagem: Reprodução/Facebook/Maitê Soares Fernandes

Do UOL, no Rio

12/10/2017 12h33

A estudante universitária Maitê Soares Fernandes, 25, relatou ter sido vítima de assédio quando estava em um ônibus que circulava por Botafogo, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, na segunda-feira (9). Em uma postagem no Facebook, a jovem descreveu sua reação depois que um passageiro se sentou ao lado dela e colocou a mão em sua perna.

"Licença ou eu te mato", gritou, antes de trocar de lugar imediatamente.

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia da região (10ª DP). Maitê afirmou à polícia que o agressor era um homem branco, com aproximadamente 1,70 m e que aparentava ter entre 20 e 24 anos. Depois de colocar a mão na lateral da coxa da jovem, o rapaz teria dado sinais de que estava tendo uma ereção.

"A reação das pessoas ao me notarem foi de espanto, sem entender nada, mas eu saltei daquela cadeira com aquele verme, tremendo e com medo", declarou a estudante. Segundo ela, a cena foi testemunhada por colegas de faculdade que também estavam no ônibus.

"O que me alivia é que nada de mal me aconteceu, mas e se o cara estivesse armado? Se eu estivesse distraída o que mais me poderia acontecer?
Esse é o mundo em que vivemos. Mulheres cercadas por pedófilos, abusadores, estupradores."

Maitê narra que, após reagir ao ato de assédio e mudar de lugar, o homem desceu no ponto de ônibus seguinte. Um dia depois, na terça-feira (10), a jovem diz ter visto o agressor novamente, com a mesma roupa e no mesmo local em que ela costuma esperar pelo transporte coletivo, perto da faculdade onde estuda.

Procurado pelo UOL, o Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas de ônibus da cidade, informou que "repudia o episódio e esclarece que está à disposição da polícia para fornecer as imagens das câmeras de segurança que ajudem nas investigações".

A reportagem também consultou a Polícia Civil, mas ainda não foram divulgados novos detalhes do caso.

A pena para o crime de assédio sexual varia entre um e dois anos de prisão.

Agredido após se masturbar no trem

Em 3 de outubro, um homem foi preso pela polícia e agredido por passageiros (veja no vídeo abaixo) sob suspeita de se masturbar perto de uma mulher em um trem do ramal Japeri, que seguia em direção ao município da Baixada Fluminense.

O suspeito foi identificado como Rafael da Silva Bayma, 27, um ex-militar da Marinha. Ele foi detido em flagrante e teve ferimentos no rosto após ser alvo de socos e pontapés das pessoas que presenciaram a cena.

À reportagem da "Band", a vítima afirmou que chegou a pedir desculpas ao suspeito, pois achou que ela havia esbarrado nele. "Senti bater no meu braço. Achei que eu que tinha esbarrado e pedi desculpas. Do nada, começou uma velocidade mais forte e, quando eu olhei, ele já estava quase ejaculando. Foi quando eu saí e fiz um escândalo dentro do trem", disse ela, que é casada e mãe de um menino de dez anos.

"Você fica sem reação. Você perde o sentido, a perna trêmula. Eu só gritava e gritava pedindo ajuda", completou.

Assédio dentro do BRT

Em 31 de agosto, um homem foi detido depois de ejacular na perna de uma passageira dentro de um veículo do sistema BRT Transoeste, corredor de ônibus que vai da Barra da Tijuca a Campo Grande, na zona oeste do Rio.

Na ocasião, a vítima procurou um policial militar, que efetuou a prisão do suspeito em flagrante. Ele foi levado para uma unidade da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

Em nota, o Consórcio BRT informou que "repudia qualquer tipo de assédio, desenvolve campanhas de conscientização e firma parcerias para combate à violência contra a mulher".