Topo

Tromba d'água se forma durante chuva e assusta moradores de Belém; assista

Bruno Marise

Colaboração para o UOL

27/10/2017 12h18

Uma tromba d’água assustou os moradores de Belém na tarde desta quinta-feira (26). O fenômeno ocorreu por volta das 18h na Baía do Guajará, durante uma chuva que atingiu a capital do Pará.

Ao UOL, José Raimundo de Sousa, coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a tromba d’água é um fenômeno meteorológico violento que ocorre quando a superfície da água atinge altas temperaturas.

“Aqui em Belém acontece principalmente por termos rios com grande extensão horizontal e vertical. A tromba se formou associada às nuvens de baixa atitude em desenvolvimento e uma chuva a oeste. Além disso, a rápida alteração do vento, com as correntes de ar subindo e o fluxo horizontal favoreceram o desenvolvimento da nuvem funil, ou tromba d’água”, explica o especialista.

Apesar de assustar moradores, que filmaram a tromba d’água, o fenômeno não causou nenhum dano e ninguém se feriu. “Apesar de a velocidade poder chegar até 50 quilômetros por hora, por ser de curtíssima duração e acontecer em áreas isoladas, em um espaço de 10 metros e diâmetro de no máximo 5 metros quadrados, a tromba não ofereceu perigo. Ela tocou o solo e durou por volta de 3 minutos”, completa Sousa.

Apesar de não ser um acontecimento comum, as trombas d’água ocorrem principalmente na transição do período seco para o período mais chuvoso, devido as altas temperaturas e a formação de muitas nuvens num curto período de tempo. O coordenador do Inmet conta que o fenômeno já foi registrado outras vezes na região, não apenas em Belém, mas na Ilha de Mosqueiros, litoral do Pará.