Topo

Operações policiais na Maré e em outras favelas do Rio deixam 12 mil alunos sem aulas

Movimentação do blindado da PM, o caveirão, durante operação no Complexo da Maré - Fabiano Rocha/Agência O Globo
Movimentação do blindado da PM, o caveirão, durante operação no Complexo da Maré Imagem: Fabiano Rocha/Agência O Globo

Do UOL, no Rio

31/10/2017 10h09

Operações policiais realizadas nesta terça-feira (31) em diversas áreas do Rio de Janeiro deixam mais de 12 mil alunos sem aula, segundo informou nesta manhã a Secretaria Municipal de Educação. O bairro mais afetado é o Complexo da Maré, maior conjunto de favelas da zona norte carioca. São cerca de 8.000 estudantes prejudicados na região.

Na Maré, policiais do Batalhão de Choque fazem uma operação na comunidade Nova Holanda com objetivo de reprimir o tráfico de drogas. Há relatos de confrontos armados na Nova Holanda em outros três pontos (Maré, Parque União e Sem Terra) desde o fim da madrugada, segundo informações do aplicativo Fogo Cruzado, que faz um mapeamento não oficial de tiroteios na cidade.

As páginas do OTT-RJ (Onde Tem Tiroteio) nas redes sociais também registraram troca de tiros na região. A PM confirmou a ação do Batalhão de Choque, mas ainda não divulgou um balanço parcial.

Somente na Maré, 23 unidades da rede municipal de educação não abriram as portas nesta manhã. Estão fechadas 13 escolas, três creches e sete EDIs (Espaços de Desenvolvimento Infantil).

Do outro lado da cidade, na zona sul, policiais civis fazem uma operação na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. Os alvos são suspeitos de participação em assaltos a residências e estabelecimentos comerciais.

A ação da Polícia Civil na Ladeira dos Tabajaras provoca o fechamento de apenas uma creche da prefeitura. São 126 crianças prejudicadas.

Confira abaixo a relação completa de locais afetados

Zona norte

  • Morro da Serrinha: 2 escolas e 2 creches. Total de alunos: 781.
  • Lins de Vasconcelos: 1 escola e 3 creches. Total de alunos: 1.094.
  • Triagem: 1 escola e 1 EDI. Total de alunos: 610.
  • Complexo da Maré: 13 escolas, 3 creches e 7 EDIs. Total de alunos: 8.052.
  • Manguinhos: 1 escola. Total de alunos: 1.103.

Zona sul

  • Ladeira dos Tabajaras: 1 creche. Total de alunos: 126.

Zona oeste

  • Praça Seca: 1 escola e 1 EDI. Total de alunos: 587.