Topo

Aluno de 15 anos discute e dá voadora em inspetor de escola no interior de SP; veja

Wanderley Preite Sobrinho

Colaboração para o UOL

12/12/2017 12h36

Um estudante de 15 anos agrediu pelas costas, com chute, um inspetor de alunos da Escola Estadual Zélia Lourdes Zacarelli Lopes, em Pontalinda, cidade a 585 km de São Paulo. Uma câmera de segurança registrou o momento em que o garoto golpeia o funcionário com uma "voadora" depois de uma discussão no pátio da unidade de ensino.

O caso, registrado na última quarta-feira (6), só veio a público nesta semana, com o vazamento do vídeo. Assim que retirado da classe, o rapaz ameaça agredir o inspetor, que o enfrenta. Uma discussão verbal se inicia até que o funcionário vira-se de costas e recebe uma "voadora" do estudante.

Leia mais

O delegado da Polícia Civil da cidade, José Eduardo Martins, informou ao UOL que a briga começou porque o estudante foi retirado da classe por mau comportamento. “Ele foi advertido e depois retirado da sala por fazer bolas de papel.”

De acordo com Martins, a suspeita é que agressão causou uma lesão em uma das vértebras do inspetor. “No início, ele não reportou lesão corporal, mas nos dias posteriores ele disse que começou a sentir dores e passou por uma avaliação médica.”

O diretor da escola, Ricardo Damiano, disse à reportagem que o funcionário foi liberado das atividades na instituição. “Ele já tinha férias marcadas e agora está no exercício delas.” Ele confirmou que o Conselho Tutelar foi acionado e que o Ministério Público vai investigar a ocorrência.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo afirma, em nota oficial, que o adolescente foi suspenso por dez dias e que a escola está em contato com a família do aluno.

O delegado informa que o caso foi reportado à Vara da Juventude. “Cabe ao Poder Judiciário decidir sobre o futuro do garoto. A possibilidade de internação é uma das penas previstas em lei.”