Topo

Trem descarrila na zona norte do Rio e afeta funcionamento de ramal ferroviário

Imagem do helicóptero da "TV Globo" mostra trem fora dos trilhos após acidente no Rio - Reprodução/TV Globo
Imagem do helicóptero da "TV Globo" mostra trem fora dos trilhos após acidente no Rio Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, no Rio

12/12/2017 09h24

Um trem da Supervia, concessionária que opera o sistema ferroviário no Rio de Janeiro, descarrilou na manhã desta terça-feira (12) entre as estações de Madureira e de Cascadura, bairros da zona norte carioca. Não houve registro de feridos, mas o acidente acabou afetando o funcionamento do ramal Deodoro --cujas composições se deslocam em direção à zona oeste.

De acordo com a concessionária, por volta das 7h, os trens para Deodoro e Campo Grande não estavam parando na estação Quintino (zona norte). Já a estação Piedade, na mesma região, foi fechada para embarque e desembarque. Os intervalos estão irregulares, segundo a Supervia.

Os passageiros que estavam no trem tiveram que desembarcar na linha férrea, conforme prevê o protocolo de segurança, e caminhar até a plataforma da estação mais próxima.

trem descarrilado - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Técnicos vistoriam trem após descarrilamento na zona norte carioca
Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Técnicos da empresa foram mobilizados para que seja feita a manutenção da composição e a perícia a fim de identificar a causa do descarrilamento.

A Agetransp (Agência Reguladora Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Estado) informou ter enviado uma equipe de fiscalização para o local e que "irá tomar as devidas providências em razão do incidente, caso sejam verificadas irregularidades".

Pelo Twitter, muitas pessoas reclamam dos atrasos. O usuário Cassiano Trindade (@CgCassiano) questionou a Supervia, ás 8h50: "quando a circulação dos trens voltará ao normal? A circulação está horrível com o descarrilamento da composição em Cascadura."

Já o usuário Calbe (@CalbeJr) relatou às 7h58 que viajava em um trem superlotado e que, por conta do descarrilamento, teve que parar para que a composição fosse vistoriada.