Topo

Vento derruba palco de festival de música e deixa ao menos um morto e três feridos no RS

Estrutura de palco de festival de música cedeu durante ventania em Esteio - Matheus Beck/Jornal VS
Estrutura de palco de festival de música cedeu durante ventania em Esteio Imagem: Matheus Beck/Jornal VS

Luciano Nagel

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

17/12/2017 19h43

Um temporal derrubou o palco de um festival de música eletrônica e deixou uma pessoa morta e três feridas em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, segundo afirmou ao UOL o Corpo de Bombeiros da cidade.

Devido aos fortes ventos, a estrutura do palco da festa, que ocorria no Parque de Exposições Assis Brasil, desabou.

O DJ do evento, identificado como Kaleb Freitas, sofreu diversas fraturas e foi conduzido para o Hospital São Camilo para atendimento. A vítima não resistiu aos ferimentos, segundo o sargento Luciano Machado Morais, do Corpo de Bombeiros.

Palco desaba em festa rave em Esteio (RS) durante ventania - Reprodução do Twitter - Reprodução do Twitter
Participantes do festival registraram momento em que a estrutura do palco desabou
Imagem: Reprodução do Twitter

De acordo com ele, outras três vítimas tiveram ferimentos leves. “Estas pessoas foram socorridas de imediato e levadas para o Hospital São Camilo aqui em Esteio, mas já tiveram alta. Também há registro de uma outra morte (no evento), ocorrida durante a manhã, mas não está relacionada com o desabamento da estrutura do palco”, disse o sargento Morais.

Sobre a estrutura do palco, bombeiro afirmou que o evento musical realizado no Parque de Exposições atendia a todos os itens de segurança exigidos pela corporação, como Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio e alvará, além do Laudo de Segurança Estrutural emitido pelo engenheiro responsável.

“Estava com a documentação tudo em dia. O palco atendia plenamente as exigências dos bombeiros. Infelizmente foi um evento climático, com fortes ventos que acabou derrubando tudo”, disse Morais em entrevista ao UOL por telefone.

Temporal causa estragos no Rio Grande do Sul - Defesa Civil / Divulgação - Defesa Civil / Divulgação
Temporal causa estragos no Rio Grande do Sul
Imagem: Defesa Civil / Divulgação

Frente fria

Uma frente fria atingiu o Rio Grande do Sul neste domingo provocando vento forte e chuvas em muitas regiões do Estado. Ela começou a provocar temporais por volta das 8h nos municípios da região da fronteira oeste, como Uruguaiana, Alegrete e São Borja.

Em Uruguaiana, de acordo com a Defesa Civil, os ventos ultrapassaram os 100km/h e destelharam casas, derrubaram árvores e postes de energia elétrica.

Em Alegrete, conforme os bombeiros, duas residências tiveram seus telhados danificados pelo vendaval.

Já no município de São Borja os danos foram maiores. O telhado do prédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural ficou parcialmente destelhado. O mesmo ocorreu com a Escola Sagrado Coração de Jesus, localizada na região central da cidade, onde parte do telhado caiu em uma residência vizinha. Ninguém ficou ferido.

Na capital gaúcha, após uma manhã ensolarada e quente, os ventos chegaram com força por volta das 14h seguidos de uma rápida chuva, que não causou maiores transtornos.