Carro de prefeita no RN é cercado por criminosos; filho é assassinado a tiros

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

  • Arquivo pessoal / Facebook

    Alan John Romão Soares, filho da prefeita de São José do Campestre (RN) Alda Romão

    Alan John Romão Soares, filho da prefeita de São José do Campestre (RN) Alda Romão

O carro da prefeita Alda Romão (PSD), do município de São José de Campestre, região agreste do Rio Grande do Norte, foi cercado por homens armados e encapuzados, na tarde deste sábado (23), que assassinaram o filho dela, Alan John Romão Soares, 36.

A prefeita saiu ilesa do ataque. A polícia não sabe a motivação do crime, e nenhum suspeito foi preso até agora.

Alan John Romão Soares era secretário de Finanças e Tributação do município e estava a caminho de uma inauguração com Alda Romão quando o carro foi interceptado pelos criminosos. Ele dirigia o veículo.

A Polícia Civil informou que ainda não se sabe a motivação do crime, e nem se o alvo era apenas Soares ou se a prefeita também estava na mira. Nenhum dos autores do crime foi identificado ou preso.

O corpo de Alan John Romão foi recolhido pelo Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia) para necropsia. Após o exame, o corpo será liberado para família realizar o enterro. O local do velório ainda não foi definido.

O município comemora neste sábado 69 anos de emancipação política. Devido ao ataque, as festas foram canceladas.

Veja também:

Série de ataques

Desde a última quarta-feira (20), o Estado do Rio Grande do Norte vem sofrendo uma série de ataques criminosos. Não há patrulhamento da Polícia Militar nas ruas - a tropa está recolhida nos quartéis, junto com os bombeiros, e exige melhores condições de trabalho.

Já a Polícia Civil está trabalhando com efetivo reduzido, em sistema de plantão, realizando apenas flagrantes. As paralisações ocorrem em protesto por causa de salários e 13º atrasados. 

O governo do Estado iniciou pagamento de novembro para ativos, inativos e pensionistas que recebem até R$ 2.000, na noite de quinta-feira (21). O Estado divulgou um calendário que se estende até o dia 10 de janeiro e as categorias disseram que não iam voltar as atividades normais porque não aceitaram o cronograma definido pelo governo.

O governador Robinson Faria (PSD) conseguiu junto ao governo federal a liberação de R$ 600 mil para colocar a folha de pagamento dos servidores em dia. Neste sábado (23), no entanto, o Ministério Público de Contas da União recomendou que o dinheiro não seja liberado alegando inconstitucionalidade neste tipo de operação financeira.

Segundo a polícia, 31 veículos foram roubados em Natal Entre a noite desta sexta-feira (22) e a manhã deste sábado (23). A média por noite de roubo de veículos é de sete.

A Sesed (Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social) informou que já foram registrados 250 roubos entre quarta-feira e sábado. Dezenas de lojas foram arrombadas e saqueadas. 

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal) informou que vai ingressar com ação contra o governo do Estado para que os lojistas que tiveram seus estabelecimentos alvo de criminosos sejam ressarcidos dos pagamentos do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias), que é pago antes da venda da mercadoria.

Segundo a CDL, todas as mercadorias que foram roubadas das lojas estavam com o ICMS pagos e, por este motivo, a entidade vai ingressar com ação para requerer o ressarcimento do imposto para diminuir os prejuízos sofridos por pelo menos dez estabelecimentos comerciais vítimas de ladrões.

Na noite de quinta-feira, 70 homens e mulheres da Força Nacional de Segurança Pública desembarcaram em Natal para reforçar o patrulhamento na capital e região metropolitana. A tropa foi enviada depois que o Ministério da Justiça atendeu ao pedido do governo do Estado sobre o reforço na segurança para combater a criminalidade.

O grupo se juntou a 120 homens que estão no RN desde a rebelião ocorrida na Penitenciária de Alcaçuz, quando 26 presos foram assassinados, em janeiro.

Mais violência pelo Estado

Na madrugada deste sábado (23), o desembargador aposentado Osvaldo Soares da Cruz, que foi presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, foi vítima de um assalto seguido de sequestro relâmpago. 

O magistrado estava em sua casa localizada em uma fazenda no distrito de Logradouro, no município de Taipu, região metropolitana de Natal, quando quatro homens armados invadiram o local, roubaram pertences e o levaram como refém. Ele foi sequestrado em seu próprio carro e libertado no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. Apesar do susto, ele passa bem. O veículo ainda não foi encontrado.

Quatro pessoas foram assassinadas e uma criança de um ano foi baleada em Mossoró, segunda maior cidade do Estado, localizada na região Oeste. Os crimes ocorreram em locais distintos. O bebê e o pai, Rodolfo Renarlly Afonso de Souza, 26, estavam dormindo em uma rede quando homens armados invadiram o imóvel e assassinaram o homem a tiros. Atingida de raspão, a criança foi socorrida para o Hospital Regional Tarcísio Maia e não corre risco de morte.

Maria Genicleide Fernandes, 39, e Maria Ivanilda Bezerra da Silva, 29, foram mortas a tiros quando se dirigiam ao viaduto na saída de Mossoró para a cidade de Apodi, no bairro Aeroporto.

Na madrugada, o adolescente C.G.S., 17, foi assassinado a tiros dentro de casa, na avenida Cunha da Moto, no bairro Alto da Conceição. A polícia encontrou ao lado do corpo dele uma espingarda artesanal com um cartucho deflagrado e acredita que o jovem reagiu a ação dos criminosos.

Todos os quatro homicídios e a tentativa de homicídio estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios de Mossoró. Até agora, segundo a polícia, nenhum suspeito de cometer os crimes foi preso ou identificado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos