Raio atinge fazenda no interior de São Paulo e mata 84 bois

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto

  • Altieres Pimenta / Arquivo pessoal

    Bois atingidos por raio se esconderam embaixo de árvores durante tempestade

    Bois atingidos por raio se esconderam embaixo de árvores durante tempestade

Ao menos 84 bois morreram durante uma tempestade em Pedregulho, na região de Franca, no norte do Estado de São Paulo. A polícia afirmou que os animais foram atingidos por um raio.

O acidente aconteceu na Fazenda Cabreúva durante um temporal que atingiu a cidade por volta das 19h de terça-feira. O prejuízo estimado é de pelo menos R$ 300 mil. 

Os animais teriam sido atingidos por ao menos um raio ao se abrigarem da tempestade embaixo árvores. O trabalho de remoção das carcaças deve ser finalizado até a manhã desta sexta-feira.

Foram mortos animais em várias faixas de peso. Um boi pronto para o abate pode chegar a mil quilos e o preço de mercado para a arroba (15 quilos) do boi gordo chega a R$ 130. Em média, o abate ocorre quando o animal se aproxima dos 600 quilos.
 

Altieres Pimenta / Arquivo pessoal
Acidente aconteceu em fazenda no município de Pedregulho, na região de Franca, interior de São Paulo

Segundo a administração da fazenda, pode ter havido mais mortes de bois, além das 84 já confirmadas.

A Fazenda Cabreúva informou ainda que a carne de nenhum dos animais foi aproveitada e todas as carcaças tiveram que ser descartadas. A fazenda afirmou que ainda não tinha finalizado o balanço de perdas e que os animais não eram cobertos por seguros. 

O gado era da raça guzerá, considerada uma das mais nobres para o gado de corte.

Altieres Pimenta, que trabalha em um sítio vizinho, foi um dos que ajudou a localizar os corpos. "É uma judiação. Meu pai passou pelo local logo depois e viu o gado morto. Eu passei por lá depois e filmei algumas das carcaças", conta.

Procurada, a Polícia Civil de Pedregulho informou que foi até a fazenda logo depois que as mortes foram constatadas, mas não encontrou nenhum indício de crime. O caso foi registrado como morte dos animais por descarga elétrica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos