Topo

Raio atinge fazenda no interior de São Paulo e mata 84 bois

Bois atingidos por raio se esconderam embaixo de árvores durante tempestade - Altieres Pimenta / Arquivo pessoal
Bois atingidos por raio se esconderam embaixo de árvores durante tempestade Imagem: Altieres Pimenta / Arquivo pessoal

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto

04/01/2018 20h07

Ao menos 84 bois morreram durante uma tempestade em Pedregulho, na região de Franca, no norte do Estado de São Paulo. A polícia afirmou que os animais foram atingidos por um raio.

O acidente aconteceu na Fazenda Cabreúva durante um temporal que atingiu a cidade por volta das 19h de terça-feira. O prejuízo estimado é de pelo menos R$ 300 mil. 

Os animais teriam sido atingidos por ao menos um raio ao se abrigarem da tempestade embaixo árvores. O trabalho de remoção das carcaças deve ser finalizado até a manhã desta sexta-feira.

Foram mortos animais em várias faixas de peso. Um boi pronto para o abate pode chegar a mil quilos e o preço de mercado para a arroba (15 quilos) do boi gordo chega a R$ 130. Em média, o abate ocorre quando o animal se aproxima dos 600 quilos.
 

Um raio matou 84 cabeças de gado em Pedregulho, na região de Franca, interior de São Paulo - Altieres Pimenta / Arquivo pessoal - Altieres Pimenta / Arquivo pessoal
Acidente aconteceu em fazenda no município de Pedregulho, na região de Franca, interior de São Paulo
Imagem: Altieres Pimenta / Arquivo pessoal

Segundo a administração da fazenda, pode ter havido mais mortes de bois, além das 84 já confirmadas.

A Fazenda Cabreúva informou ainda que a carne de nenhum dos animais foi aproveitada e todas as carcaças tiveram que ser descartadas. A fazenda afirmou que ainda não tinha finalizado o balanço de perdas e que os animais não eram cobertos por seguros. 

O gado era da raça guzerá, considerada uma das mais nobres para o gado de corte.

Altieres Pimenta, que trabalha em um sítio vizinho, foi um dos que ajudou a localizar os corpos. “É uma judiação. Meu pai passou pelo local logo depois e viu o gado morto. Eu passei por lá depois e filmei algumas das carcaças”, conta.

Procurada, a Polícia Civil de Pedregulho informou que foi até a fazenda logo depois que as mortes foram constatadas, mas não encontrou nenhum indício de crime. O caso foi registrado como morte dos animais por descarga elétrica.