Topo

Temer se solidariza com vítimas de atropelamento no RJ e pede apuração rigorosa

Do UOL, em Brasília

19/01/2018 12h34Atualizada em 19/01/2018 12h44

Pelo Twitter, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), se solidarizou nesta sexta-feira (19) com as vítimas do atropelamento ocorrido na noite desta quinta (18) no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, e pediu a apuração rigorosa dos fatos.

Segundo o presidente, ele está “profundamente triste” com a tragédia e destacou sua solidariedade especialmente aos pais de Maria Louise, a bebê de oito meses que morreu no local. Segundo o pai de Maria Louise, ela estava passeando junto à mãe no momento do atropelamento. A mulher também ficou ferida e foi internada, mas já recebeu alta.

Na noite de ontem, um carro invadiu o calçadão da avenida Atlântica, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Um bebê de 8 meses morreu e pelo menos outras 17 pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado greve. 

O carro --um Hyundai HB20 preto-- era dirigido por Antônio de Almeida Anaquim, 41. Ele afirmou à Polícia Civil ser epilético e ter sofrido um desmaio. Remédios receitados para epilepsia foram encontrados dentro do veículo.  Pessoas epiléticas podem dirigir automóveis, desde que comprovem não sofrer crises frequentes.

18.jan.2018 - Carro ficou destruído após invadir o calcadão de Copacabana e atropelar pessoas na noite desta quinta-feira - Antonio Scorza / Agência O Globo - Antonio Scorza / Agência O Globo
Carro ficou com a frente destruída após invadir o calcadão e atingir várias pessoas
Imagem: Antonio Scorza / Agência O Globo

Antes da chegada da polícia, pedestres que estavam nas imediações chegaram a agredir o motorista, que tentou fugir para se proteger. Quando os policiais militares intervieram, Anaquim foi detido.

O coronel Murilo Angelotti, comandante do 17.º Batalhão da PM, em Copacabana, informou que Anaquim relatou ter sofrido um "apagão". Testemunhas também contaram que, ao descer do veículo, Anaquim estava "meio parado" e "não esboçava reação".

Corpo de Bombeiros confirma a morte de um bebê

Band News

 

No fim da noite, foi confirmada a morte de um bebê, Maria Louise Araújo Azevedo, de 8 meses. Ela foi levada à Unidade de Pronto Atendimento de Copacabana, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com os bombeiros, entre os feridos havia mais quatro crianças, duas em estado grave. Todas receberam atendimento de emergência no local e depois foram encaminhadas para hospitais da região pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Nove feridos, entre eles sete adultos e duas crianças, foram levados ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, na zona sul. Segundo o hospital, a vítima mais grave internada na unidade teve traumatismo craniano. Outra sofreu fratura exposta e passava por uma cirurgia na madrugada de hoje. Outros feridos foram levados ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), foi ao Miguel Couto para acompanhar a chegada e o atendimento dos feridos.

18.jan.2018 - Vítimas de um atropelamento no calcadão de Copacabana são atendidas - IAN CHEIBUB/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO - IAN CHEIBUB/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Vítimas do atropelamento no calcadão de Copacabana são atendidas
Imagem: IAN CHEIBUB/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

PM nega atentado terrorista

Em nota oficial divulgada via Twitter no final da noite desta quinta, a PM afirmou que o acidente desta noite não foi um atentado terrorista.

Pela semelhança com casos como os de Nice (França), em 2016, e Barcelona (Espanha), em 2017, rumores começaram a se espalhar pela internet sugerindo que o acidente de hoje teria sido proposital.

"A PMERJ esclarece que o fato ocorrido em Copacabana, na noite desta quinta-feira (18), não se trata de um atentado terrorista, mas sim de um grave acidente, onde o motorista perdeu o controle do veículo e acabou atingindo cerca de 15 pessoas que estavam no calçadão da praia", informou a Polícia. (Com Estadão Conteúdo)