Topo

Flagrante mostra cadeirante se arrastando para descer de ônibus após pane em SP

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Fabiana Marchezi

Colaboração para o UOL

04/02/2018 17h47

Um deficiente físico de Botucatu, no interior de São Paulo, foi filmado descendo de um ônibus se arrastando por conta de um problema no elevador do veículo. O vídeo, gravado há uma semana, foi compartilhado por milhares de pessoas pelas redes sociais e gerou revolta na população.

As imagens mostram alguns passageiros e funcionários da empresa do coletivo ajudando o cadeirante a descer do ônibus. Sentado no chão, o deficiente pediu para que tirassem primeiro a cadeira de rodas, para que ele pudesse se acomodar após descer os degraus se arrastando.

Leia também


De acordo com a prefeitura, os ônibus passam por manutenção e fiscalização intensiva para evitar esse tipo de problema. Segundo relatou com Rodrigo Fumis, secretário-adjunto de Assuntos de Transporte Coletivo da cidade, ao UOL, o veículo foi recolhido no mesmo dia e teve a parte elétrica substituída, voltando a operar normalmente em seguida.

“A empresa foi notificada. Além disso, é importante ressaltar que temos 10 agentes monitorando as linhas constantemente”, disse.

De acordo com ele, em casos de problemas no elevador dos ônibus a orientação é de que o cadeirante não embarque. “Para a própria segurança, o cadeirante deve aguardar o próximo ônibus”, ressaltou.

Ele disse ao UOL que nesse caso, especificamente, ele apurou que o cadeirante foi informado sobre o problema no equipamento, mas decidiu embarcar do mesmo jeito. “O motorista não pôde impedir o embarque, mas o passageiro foi avisado sobre o problema e insistiu em embarcar”, contou.

Fumis também informou que, apesar da grande repercussão desse caso, o número de ocorrências do tipo na cidade é baixo. “No ano passado, foram registradas apenas sete ocorrências desse tipo, sendo que as duas empresas que operam na cidade transportam cerca de 560 mil passageiros por mês”, completou.