Topo

Criminosos fazem reféns em assalto a banco no Rio; cliente e criminoso morrem em tiroteio

02.mar.2018 - Policiais rendem criminosos em tentativa de assalto a banco em Madureira - Reprodução/Polícia Militar
02.mar.2018 - Policiais rendem criminosos em tentativa de assalto a banco em Madureira Imagem: Reprodução/Polícia Militar

Lola Ferreira

Colaboração para o UOL, no Rio

02/03/2018 17h02Atualizada em 02/03/2018 21h10

Criminosos fizeram reféns na tarde desta sexta-feira (2) durante tentativa de assalto a uma agência bancária do Santander, em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro. Duas pessoas morreram durante troca de tiros --um cliente do banco e um criminoso. Por volta das 19h, após negociação conduzida por agentes do Bope (Batalhão de Operações Especiais), cinco criminosos se renderam e foram presos. Trinta reféns foram liberados.

O porta-voz da Polícia Militar, major Ivan Blaz, confirmou, em entrevista à "Globo News", que seguranças da agência trocaram tiros com os assaltantes.

O subtenente reformado da PM Ubirajara Pereira dos Santos, 52, identificado como cliente do banco, deu entrada no hospital Carlos Chagas com ferimento a bala e morreu em decorrência de parada cardiorrespiratória. Outro cliente também ferido foi levado para o hospital e já recebeu alta. Parentes dos criminosos auxiliaram na negociação.

02.mar.2018 - Armas apreendidas com assaltantes do banco - Reprodução - Reprodução
02.mar.2018 - Armas apreendidas com assaltantes do banco
Imagem: Reprodução

"A PM já tem por expertise empregar os familiares dos marginais para demover a intenção criminosa dos assaltantes. Nesse momento, o criminoso quer viver, quer garantir a sua integridade física na saída da agência. A presença do familiar é importante para testemunhar que a integridade física vai ser garantida", disse o major.

A rua Maria Freitas, onde fica o banco, foi isolada. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Santander informou que lamenta a violência ocorrida na agência e que está prestando apoio e assistência aos clientes, funcionários e prestadores de serviço. "Não mediremos esforços para subsidiar a polícia com informações para elucidar a ocorrência.”

Nas redes sociais, testemunhas afirmaram terem ouvido disparos dentro da agência.

“Tiros foram disparados e um homem foi baleado. Um menino de aproximadamente dez anos também foi liberado”, disse uma jovem que estava em um dos estabelecimentos em frente ao banco. Segundo ela, as portas foram trancadas para não colocar em risco a vida dos trabalhadores.