Topo

Menos de 24h após mortes no Alemão, Rocinha tem tiroteio e vias interditadas

Imagem feita por morador da Rocinha durante tiroteio na tarde deste sábado (17) na comunidade - Reprodução/WhatsApp
Imagem feita por morador da Rocinha durante tiroteio na tarde deste sábado (17) na comunidade Imagem: Reprodução/WhatsApp

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

17/03/2018 16h45Atualizada em 17/03/2018 21h35

Menos de 24 horas após um tiroteio deixar quatro pessoas mortas no complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, outro confronto entre policiais e criminosos na comunidade da Rocinha, zona sul da cidade, assustou moradores e provocou o fechamento de vias por quase uma hora na tarde deste sábado (17).

Segundo a PM, um homem ficou ferido no confronto.A identidade dele não foi revelada. O homem foi encaminhado para o Hospital Miguel Couto, na zona sul. Ainda conforme os policiais, há um mandado de prisão por tráfico de drogas e tentativa de homicídio contra o suspeito.

Em seu perfil oficial no Twitter, a Polícia Militar pediu "atenção" para quem passava pelo local. A PM também que o confronto com traficantes começou após uma equipe ser atacada a tiros. Na ação, a polícia apreendeu nove munições, 134 porçôes de maconha, três explosivos, dois rádios transmissores, um colete balístico e uma balaclava.

"A Polícia Militar vem atuando em continuidade as ações desencadeadas na comunidade desde 18/09/2017, visando prender criminosos e apreender suas armas", diz a PM em nota.

Por conta da ação, durante pouco menos de uma hora houve interdição, nos dois sentidos, dos túneis Zuzu Angel e Acústico, que ligam a zona oeste e a zona sul da cidade, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Às 16h30, tanto os túneis quanto a Estrada Lagoa-Barra, no sentido Gávea, que também passou por interdição, já estavam liberados.

Segundo moradores ouvidos pela reportagem, o confronto começou ainda pela manhã na parte baixa da comunidade e comerciantes precisaram fechar as portas.

"Algumas lojas abriram às 9 horas e, às 10h, já tinha gente fechando. Quem resolveu abrir depois de um tempo precisou fechar à tarde novamente. A gente não tem mais sossego na Rocinha", disse o morador Raul da Conceição, que vive na comunidade há 12 anos.

Alemão - Reprodução/Whatsapp - Reprodução/Whatsapp
16.mar.2018 - Foto que circula via redes sociais mostra a avó de uma criança morta durante um tiroteio no Complexo do Alemão
Imagem: Reprodução/Whatsapp

Mortes no Alemão

Quatro pessoas morreram durante um tiroteio no Complexo do Alemão na noite desta sexta-feira (16), entre elas uma criança de um ano. Dois adultos e um criminoso também morreram, segundo a polícia.

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que outras quatro pessoas ficaram feridas e criminosos fugiram. Ainda segundo a PM, o tiroteio começou após um carro da corporação, que patrulhava o local, ter sido recebido a tiros por suspeitos.

Morte de Marielle e motorista

Na noite da última quarta (14), a vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista, Anderson Gomes, foram mortos a tiros, dentro de um carro, quando passavam por uma rua do centro da cidade.

A polícia ainda não prendeu nenhum suspeito. Mas perícia realizada no carro da vereadora e imagens obtidas por câmeras de segurança apontam para a possibilidade de crime premeditado. Marielle denunciava casos violência policial no Rio de Janeiro.

Novas imagens do percurso de Marielle

Band Notí­cias

Um mês de intervenção na segurança

Militar observa moradores em favela no Rio - Luis Kawaguti/UOL - Luis Kawaguti/UOL
Militar observa moradores em favela no Rio
Imagem: Luis Kawaguti/UOL

Os crimes acontecem na semana em que a intervenção militar na segurança pública do estado, determinada pelo presidente Michel Temer (MDB), completa um mês. Neste domingo, o presidente faria um balanço do desempenho das tropas no período, mas a viagem foi cancelada.

Temer, seus principais ministros e auxiliares buscam desassociar a intervenção federal do assassinato da vereadora carioca.