Topo

Teto de escola infantil desaba e deixa feridos em Agudos (SP)

Mirthyani Bezerra e Wagner Carvalho

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Bauru

18/04/2018 10h19

O teto do refeitório de uma escola infantil desabou na manhã desta quarta-feira (18) no município de Agudos, a cerca de 300 km de São Paulo. Em nota, a prefeitura afirmou que 19 pessoas ficaram feridas --15 crianças e quatro adultos. Nenhuma delas em estado grave.

Segundo a gestão municipal, duas professoras e uma criança foram enviadas para a cidade de Bauru (a 23 km de Agudos) por escolha dos familiares, já que possuem convênio médico.

Já a Unimed Bauru informou que oito pessoas deram entrada no hospital da rede vítimas do desabamento. Não está claro se todas constam no levantamento da prefeitura. "Desse total, apenas duas adultas permanecem internadas para tratamento de fraturas. O quadro delas é considerado estável. As demais – sendo quatro crianças e duas pessoas adultas - fizeram exames, foram medicadas e liberadas", informou em nota.

"Não temos vítimas graves. Das crianças, apenas uma teve uma fratura na mão, os outros só tiveram escoriações leves. Todas foram medicadas, submetidas a raio-x e tomografia e está tudo sob controle", disse o diretor da UPA de Agudos, Regis Pauletti, em entrevista a rádio local "87FM". 

O desabamento aconteceu no refeitório da Escola Municipal infantil Diomira Napoleone Paschoal que, segundo a prefeitura, atende crianças de seis meses a 3 anos. Segundo a prefeitura, os 121 alunos da creche berçário serão remanejados para outras escolas.

O fato aconteceu por volta das 8h, quando cerca de 20 crianças, acompanhados de pelo menos quatro professoras, tomavam café da manhã. Todo o complexo de prédios onde funcionava a creche berçário, secretaria de educação e cultura, almoxarifado e oficinas musicais, foi interditado.

"As causas do desabamento, estão sendo apuradas e a Prefeitura solicitou a vinda de um perito do instituto de pesquisas tecnológicas da Defesa Civil de São Paulo", informa a gestão municipal em nota.

O Corpo de Bombeiros de Bauru informou ter recebido o chamado da ocorrência por volta das 8h30 e que, ao todo, cinco equipes das duas cidades foram deslocadas para o local para remover os escombros em busca de feridos.

Segundo o engenheiro da prefeitura, Agostinho de Barros Tendolo, o desabamento teve como causa infiltrações de água de chuva que comprometeram o madeiramento, provocando o rompimento de uma “tesoura de madeira”. O rompimento causou um efeito cascata que culminou no desabamento do telhado do refeitório.

A prefeitura informou que o prédio onde funciona a escola é antigo e chegou a ser interditado no ano passado para passar por reparos, após fortes chuvas atingirem a cidade.

As crianças foram relocadas para outro prédio e lá permaneceram por cerca de três meses. Ainda segundo a gestão municipal, durante as obras verificou-se apenas a necessidade de trocar as telhas da parte do refeitório, pois os técnicos avaliaram que o madeiramento não apresentava risco para a segurança das crianças.

O presidente Michel Temer se pronunciou sobre o fato por meio de uma postagem na sua conta no Twitter, afirmando que primeiro é preciso "dar atenção às crianças e adultos atingidos e rezar por eles".