Topo

Militar do Exército reage a tentativa de assalto e mata suspeito no Rio

18.mai.2018 - Militar reage e mata assaltante em moto em Niterói - Comando Militar do Leste/Divulgação
18.mai.2018 - Militar reage e mata assaltante em moto em Niterói Imagem: Comando Militar do Leste/Divulgação

Marcela Lemos

Do UOL, no Rio

18/05/2018 10h09Atualizada em 18/05/2018 11h36

Uma tentativa de assalto a um veículo administrativo do Exército em Niterói, na região metropolitana do Rio, terminou com um suspeito morto na madrugada desta sexta-feira (18).

O caso ocorreu às 3h30 na praia de São Francisco. Segundo o CML (Comando Militar do Leste), dois criminosos em uma moto roubada tentaram abordar o carro.

Ao perceber a ação dos bandidos, o militar chegou a acelerar o veículo e, em seguida, foram efetuados disparos contra o carro.

De acordo com o CML, o militar reagiu e baleou um dos assaltantes. O outro conseguiu fugir. O agente envolvido na ocorrência não se feriu.

Uma perícia foi realizada no local e o corpo removido no começo da manhã. Nenhum nome foi divulgado.

Essa é a segunda morte envolvendo militares do Exército no Rio desde o decreto de intervenção federal na segurança no estado.

No sábado (12), Diego Augusto Ferreira, 25, foi baleado após não obedecer uma ordem de parada dos militares que faziam uma blitz em Magalhães Bastos, na zona oeste da cidade.

Diego, que trabalhava como camelô na Uruguaiana (centro), estava em uma moto e foi atingido por um tiro frontal. Na ocasião, o CML informou que as circunstâncias da morte de Diego estavam sendo apuradas.

Morre 51° policial militar no Rio

Também nesta sexta-feira, a Polícia Militar informou o assassinato do sargento Eduardo da Silva Dias, 48.

O PM deu entrada no Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na quinta-feira (17), depois de ser baleado na cabeça durante tentativa de assalto. Ele morreu na madrugada de hoje. O caso ocorreu no viaduto da Posse, a cerca de 350 m da 58ª DP (Posse).

O sargento estava de carro no momento em que foi abordado pelos criminosos. Após a morte do PM, buscas foram feitas na região para localizar os suspeitos, mas ninguém foi preso.

Eduardo da Silva foi o 51° policial morto no Rio de Janeiro --o terceiro em três dias. Mais de 70% dos PMs assassinados neste ano não estavam serviço quando foram mortos.

Delegado e filha são baleados

Horas antes, um delegado aposentado e sua filha foram baleados dentro do carro onde estavam na noite de quinta-feira, na Urca, bairro nobre da zona sul do Rio.

Evandro dos Reis José, 70, foi baleado na cabeça e no tórax. A filha dele Lívia José foi atingida no rosto. Um bebê, filha de Lívia, também estaria no carro, segundo testemunhas, mas nada sofreu.

De acordo com policiais do 2º BPM (Botafogo), o delegado teria reagido a uma tentativa de assalto por volta das 22h.

Ao menos nove tiros teriam sido disparados contra o carro. Evandro e Lívia foram levados ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, também na zona sul da capital.

O delegado foi operado e está fora de perigo. Lívia foi atendida e transferida para um hospital particular.

*Com Estadão Conteúdo