Topo

Policiais são afastados após agressão a mulher em abordagem na BA; veja

Rafael Pezzo

Colaboração para o UOL

06/06/2018 11h13

Quatro agentes da Polícia Militar da Bahia foram afastados após um vídeo em que um rapaz e uma mulher são agredidos durante uma abordagem viralizar. O caso ocorreu no último domingo (3), no Largo Santo Antônio, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, no centro histórico de Salvador. Durante a gravação, testemunhas afirmam que a jovem atacada com socos e tapas por um oficial estaria grávida.

Ainda de acordo com pessoas que acompanhavam a abordagem policial, a ação dos oficiais da Companhia de Emprego se iniciou por causa de um “cigarro de maconha” do suspeito, 21. “Vai atrás dos traficantes, ele é usuário”, diz uma testemunha. Ao UOL, a Polícia Militar informou que o homem foi preso acusado de "portar 26 gramas de maconha e resistir à prisão"

Leia mais:

Enquanto três oficiais pressionam o rapaz junto a uma grade, a população começa o coro de “covardia” e pede que os agentes “larguem” e “tirem a mão” do homem. “Se fosse um gringo vocês não estavam fazendo isso”, grita uma mulher logo depois que um quarto policial chega à cena. As testemunhas também se perguntam se alguém conhece o rapaz abordado e poderia chamar os pais dele ao local.

Os quatro agentes arrastam o jovem até próximo da viatura, mas ele refuta e consegue evitar a prisão. Ao se jogar no chão, um dos guardas, se ajoelha sobre ombros dele para imobilizá-lo.

Na segunda vez em que os policiais tentam colocar o rapaz no veículo, algumas pessoas gritam para que ele não entre. Neste momento, um dos oficiais se dirige à população, agarra uma mulher pelos cabelos e dá socos e tapas em seu rosto. Os presentes gritam pedindo calma e avisam que ela está grávida. O policial larga a jovem somente depois que parte da sua farda cai no chão, dando tempo de ela ser retirada do local por um homem e uma mulher.

Depois da chegada de um segundo carro de polícia, os guardas tentam levar o rapaz mais uma vez. Com a nova reação dele, um dos agentes começa a desferir socos nas costelas e no rosto do garoto. “Imagina o que esses caras fazem quando não tem câmera”, diz um rapaz.

Finalmente levado, o rapaz foi conduzido à Central de Flagrantes, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no centro, onde prestou depoimento. Após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), isto é, de crimes de menor potencial, o homem foi liberado para responder em liberdade.

Ao UOL, a PM afirmou ainda que esta é a terceira vez que o homem é abordado e resiste à prisão. A corporação também admitiu que houve “nítida exceção na abordagem” e declarou que os agentes “serão afastados das atividades operacionais” e “apresentados ao Departamento de Promoção Social da corporação para acompanhamento psicológico”.

A corporação também informou que “a corregedoria do 18º Batalhão já instaurou um feito investigatório para apurar a conduta dos agentes, bem como está adotando todas as medidas administrativas necessárias que o caso requer”.

“A PMBA reitera que todo comportamento de integrantes da corporação que fuja à técnica policial será apurado com rigor, pois a PM não coaduna com ações desta natureza, e os casos isolados não podem comprometer o bom desempenho da tropa baiana”, completou.