Topo

Prédio residencial é evacuado na zona sul de SP por possível risco de desabamento

Parte da fachada de prédio que sofreu desabamento parcial, nesta terça (7), na zona sul de SP - Corpo de Bombeiros de SP/Divulgação
Parte da fachada de prédio que sofreu desabamento parcial, nesta terça (7), na zona sul de SP Imagem: Corpo de Bombeiros de SP/Divulgação

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

07/08/2018 11h32Atualizada em 08/08/2018 13h42

Um prédio residencial de 11 andares (além de quatro andares de subsolo) foi evacuado na manhã desta terça-feira (7) no bairro da Vila Mariana, zona sul de São Paulo, por possível risco de desabamento. Oito viaturas e 24 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros estão no local. Ao todo, 59 famílias foram afetadas e seguiram para a casa de familiares ou amigos.

Em nota, a Defesa Civil municipal disse "não ter identificado risco iminente de desabamento". A retirada das pessoas "foi tomada por precaução, pois a queda de um muro de arrimo comprometeu parcialmente a estrutura do prédio", disse o órgão por meio de nota. O local ainda está sob monitoramento.

Segundo a Defesa Civil, o "muro de 12 metros fica nos fundos do prédio e tem vigas fixadas à estrutura do edifício. Uma dessas vigas colapsou, fazendo a edificação vibrar". O condomínio deverá providenciar os reparos na estrutura.

Em função da emergência, a maioria das pessoas retiradas do local não teve tempo de recolher seus pertences.

Outro ângulo do prédio que sofreu desabamento parcial, nesta terça (7), na zona sul de SP - Corpo de Bombeiros de SP/Divulgação - Corpo de Bombeiros de SP/Divulgação
Outro ângulo do prédio que sofreu desabamento parcial, nesta terça (7), na zona sul de SP
Imagem: Corpo de Bombeiros de SP/Divulgação

De acordo com o capitão Marcos Palumbo, porta-voz dos Bombeiros, o muro de arrimo – estrutura que segura a edificação – desabou por volta das 10h23 desta terça e comprometeu os 11 andares e outros quatro subsolos. A área no entorno foi isolada. O prédio está localizado na rua Doutor Nicolau de Souza Queiroz.

“Tendo em vista essa condição, chamamos órgãos como a Defesa Civil, a Sabesp e a Comgás para aferir se há risco de desabamento de toda a estrutura. Por ora, o que vemos é que parte do prédio está com a estrutura abalada, por isso o trabalho de retirada de pessoas”, explicou.

Além do muro de arrimo, uma passarela de acesso e parte da garagem do prédio desabaram por volta das 11h. Ninguém se feriu.

A passarela teria caído já ontem - Graziela Lavezo/Divulgação - Graziela Lavezo/Divulgação
A passarela teria caído já ontem
Imagem: Graziela Lavezo/Divulgação

Não há previsão de encerramento dos trabalhos no local. 

Passarela caiu ontem, relata vizinho

O funcionário de um prédio vizinho ao que sofreu desabamento parcial falou ao UOL, sob anonimato, que desde ontem moradores da edificação já relatavam a queda da passarela de acesso.

Hoje, de acordo com ele, "as pessoas estavam muito assustadas e preocupadas". "Vi gente falando que os bombeiros mandaram pegar o que era mais necessário, mas o que não é necessário nessas horas, né? Graças a Deus, pelo menos, deu tempo de todo mundo sair antes de algo pior", disse.