Topo

São Paulo volta a ter congestionamento acima da média

Eduardo Lucizano

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/11/2018 07h57Atualizada em 22/11/2018 10h18

O índice de congestionamento voltou a ficar acima da média em São Paulo na manhã desta quinta-feira (22), segundo dia útil pós-feriados prolongados e com interdição de trecho da marginal Pinheiros.

O pico de congestionamento foi registrado às 9h, quando o índice ficou em 152 km de lentidão, quando a média para o horário é de 95 km a 125 km. O índice voltou a ficar na média a partir das 9h30.

Às 10h, a cidade registrava congestionamento de 93 km, quando a média para o horário é entre 64 km e 100 km, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O recorde no ano para o período da manhã é do dia 6 de agosto, quando atingiu 208 km de congestionamento.

A interdição por tempo indeterminado de um trecho da pista expressa da marginal Pinheiros, na zona oeste, acontece por causa do viaduto que cedeu na semana passada.

Como fica o rodízio na região

O rodízio foi suspenso sem prazo determinado pela prefeitura apenas no trecho da pista local da marginal Pinheiros. A circulação foi liberada no sentido Castello Branco, entre a avenida dos Bandeirantes e a ponte dos Remédios. No restante da cidade, o rodízio se mantém normalmente.

Nesta quinta-feira, o rodízio vale para os carros com placas com finais 7 e 8.

Desconto em app de táxi da prefeitura

A Prefeitura de São Paulo anunciou que vai ampliar as medidas que já estão sendo executadas para melhorar o trânsito da região do viaduto.

Após reunião com representantes dos taxistas e de operadoras de transporte por aplicativo ficou definido que os taxistas irão oferecer 40% de desconto em corridas solicitadas por meio da plataforma SPTaxi que tenham origem ou destino na área afetada pela interdição.

Uber cria plano de emergência para SP com viagem compartilhada a R$ 5

A Uber elaborou um plano de emergência para incentivar que as pessoas deixem seus carros em casa e façam viagens compartilhadas, reduzindo o número de veículos nas ruas neste período.

Até o início do mês de dezembro, a modalidade Uber Juntos terá viagens compartilhadas com preço fixo de R$ 5 na cidade de São Paulo nos períodos de maior movimento da manhã (das 7h às 10h) e da tarde (das 17h às 20h) de segunda a sexta.

Como foi o primeiro dia útil pós-feriado prolongado

As expectativas de que o paulistano teria uma quarta-feira (21) complicada por causa da interdição de trecho da marginal Pinheiros não se confirmaram. Apesar de ter enfrentado uma manhã com vagões de trem lotados e trânsito acima da média durante a manhã, os congestionamentos se mantiveram dentro dos índices esperados para os períodos do dia.

O pico de congestionamento foi registrado às 9h, quando o índice ficou em 153 km de lentidão, quando a média para o horário é de 92 km a 122 km, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

No ano, a maior marca foi de 217 km de lentidão, às 14h do dia 6 de julho, dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo e véspera do feriado da Revolução de 1932.