Topo

Chuva alaga vias na Grande São Paulo; duas pessoas morreram

Mirthyani Bezerra e Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

23/11/2018 18h51Atualizada em 24/11/2018 15h51

A forte chuva que atingiu a Grande São Paulo no final da tarde desta sexta-feira (23) deixou vias alagadas, principalmente nas cidades de Santo André e Mauá, e houve pelo menos uma vítima fatal em São Bernardo do Campo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, um homem maior de idade foi encontrado morto na praça Samuel Sabatine, no centro de São Bernardo do Campo. A morte provavelmente está relacionada com uma chamada de afogamento em curso no mesmo local, por volta das 19h24. A GCM (Guarda Civil Metropolitana) do município informou que a perícia está a caminho para confirmar a causa da morte.

Outra ocorrência, também na região do ABC, refere-se a uma casa localizada na rua Cedro, em Mauá, desabou por causa do temporal, mas segundo o Corpo de Bombeiros não houve vítimas. A circulação de trens na linha 10-Turquesa, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), está com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Brás e Rio Grande da Serra. Ela chegou a ter a operação paralisada por causa dos alagamentos.

Por volta das 19h, as chuvas começaram a perder força na capital paulista e na Grande São Paulo, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). De acordo com previsão dos meteorologistas, a tendência é que as precipitações continuem perdendo força nas próximas horas e que céu nublado durante a madrugada, com temperatura em torno de 19°C, mas sem chuvas.

CHUVA DEIXA PESSOAS ILHADAS EM SANTO ANDRÉ

Band Notí­cias

Houve também registro de queda de granizo no bairro da Vila Prudente, na zona leste da capital.

Todas as áreas da capital paulista tinham estado de atenção por volta das 17h30, incluindo as marginais Tietê e Pinheiros, que tem um trecho interditado por causa de viaduto que cedeu parcialmente, próximo ao parque Villa-Lobos. Às 19h15, o CGE retirou o estado de atenção das zonas oeste, leste, norte e nas marginais, permanece a zona sul. 

“A combinação do calor e umidade continuam provocando chuvas fortes na Capital paulista. Essas instabilidades vindas da região de Campinas, atuam em toda a zona leste, no extremo sul, nos bairros de Parelheiros e Engenheiro Marsilac e na zona norte, nos bairros de Tremembé, Jaçanã e Tucuruvi”, diz o informe.

Segundo a CET, às 19h, o trânsito na capital paulista registrava 95 km de lentidão, dentro da média para o horário que é entre 71 km e 111 km.

Em Santo André, as vias mais prejudicadas segundo a prefeitura eram: avenida José Amazonas, Praça 14 bis, avenida Queirós dos Santos, avenida Sara Zirlis, avenida Sara Zirlis, avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, avenida Queirós dos Santos, avenida 15 de Novembro, avenida das Nações, entre outros locais.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes receberam 126 chamados para ocorrências por causa do temporal, sendo 125 no ABC paulista e uma na capital, e 48 relacionados a quedas de árvores em toda Grande São Paulo.

Tempo fica instável no fim de semana

O tempo vai ser manter instável no fim de semana, segundo o CGE, por causa da propagação de um sistema frontal que vai provocar chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas. No sábado, o dia vai começar com sol entre nuvens e tempo abafado, com pancadas de chuva de até forte intensidade com descargas elétricas e rajadas de vento na Grande São Paulo previstas para o fim da tarde. As temperaturas vão variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 28°C.

No domingo, o tempo vai continuar instável com muita nebulosidade e chuvas que diminuem gradativamente no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 18°C e máximas que permanecem abaixo dos 24°C.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na legenda do álbum, a estação alagada fica em Santo André, e não em São Bernardo. A informação foi corrigida.