Topo

Em diário, atirador de Campinas cita perseguição e massacre de Realengo

Diário do atirador Euler Grandolpho cita massacres  - 12.dez.2018 - Guilherme Mazieiro/UOL
Diário do atirador Euler Grandolpho cita massacres Imagem: 12.dez.2018 - Guilherme Mazieiro/UOL

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Campinas

12/12/2018 11h33Atualizada em 12/12/2018 19h44

A Polícia Civil tenta identificar as motivações que levaram o atirador Euler Grandolpho a matar cinco pessoas na catedral de Campinas (100 km de São Paulo) nesta terça (11). Entre os objetos apreendidos no quarto de Grandolpho pela polícia nesta terça (12) estão anotações em forma de diário, tablet, dois gravadores, dois computadores e outros objetos pessoais.

Em um trecho do diário o atirador faz possível referência a um massacre no Ceará e outro em Realengo.

"Passei com o meu cão em frente uma construção ao lado de uma casa q os moradores tem uma veterinária e uma delas gritou com 'as paredes': 'e aí Ceará', sobre o massacre ocorrido dias atrás. Ok. Hj, 31/01/18 passei por lá e falei alto com o celular desligado na orelha E AÍ REALENGO", escreveu.

A referência provável é à chacina ocorrida no dia 27 de janeiro deste ano em uma casa de shows de Fortaleza onde 14 pessoas foram assassinadas. O crime teria sido fruto da disputa por territórios de tráfico de drogas entre o PCC (Primeiro Comando da Capital), o CV (Comando Vermelho) e o GDE (Guardiões do Estado).

Já "Realengo" é uma possível referência ao que ficou conhecido como massacre de Realengo, quando 12 crianças foram mortas e outras 11 ficaram feridas na Escola Municipal Tasso da Silveira, na zona oeste do Rio, em 2011. O atirador era o ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, que invadiu duas salas do 8º ano atirando com dois revólveres.

Em trecho de diário, atirador fala que está sendo perseguido - Guilherme Mazieiro/UOL - Guilherme Mazieiro/UOL
Em trecho de diário, atirador fala que está sendo perseguido
Imagem: Guilherme Mazieiro/UOL

Em outro trecho, que poderia ser uma referência à condenação do ex-deputado Carli Filho, condenado pela morte de duas pessoas em um acidente de trânsito ocorrido em Curitiba em maio de 2009, ele escreve: "170 km/h foi condenado a 9,5 anos, qual será a pena p/ os viados q estão "ouvindo minha casa", me perseguindo etc, etc

, etc... há + de 10 anos? Uma viagem pelo mediterrâneo com direito a acompanhante com tudo pago ?????"

O material está lacrado e alguns equipamentos eletrônicos têm senha. O conteúdo está sendo analisado pela polícia no setor de Homicídios de Campinas.

Morre 5ª vítima de atirador

Nesta quarta-feira, subiu para cinco o número de vítimas do atirador. Heleno Severo Alves, 84, estava internado em estado grave e morreu no início da tarde.

Ele havia sido atingido por dois tiros no pulmão e um no fígado. A informação é do hospital municipal Mário Gatti, confirmada pela prefeitura da cidade. 

Além de Heleno, foram mortos pelo atirador Sidnei Vitor Monteiro, 39; José Eudes Gonzaga, 68; Cristofer Gonçalves dos Santos, 38; Elpidio Alves Coutinho, 67. Segundo a polícia, o atirador se suicidou. Outras três pessoas ficaram feridas na ação, mas já receberam alta.