Topo

"Foi um milagre", diz irmã de empresário que sobreviveu a ataque com fuzis

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

12/12/2018 14h16

A irmã do empresário David Estevez Barbosa, 27, que teve o carro cercado e atacado a tiros de fuzis por ao menos oito criminosos na noite desta terça-feira (11), no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro, disse que "foi um milagre" o irmão ter sobrevivido. Segundo a Polícia Militar, um criminoso morreu após trocar tiros com policiais. Os demais conseguiram fugir.

Imagens de câmeras de segurança da região, divulgadas pelo OTT --aplicativo que monitora casos de violência no estado--, mostram o momento da abordagem. Três carros cercaram o Honda Civic branco da vítima e os criminosos dispararam inúmeras vezes contra o veículo, que ficou crivado de balas. No vídeo, é possível identificar ao menos dois fuzis usados no crime.

As imagens ainda mostram que o motorista tem dificuldade para sair do local com o carro. Mesmo ferido, ele conseguiu dirigir até a Cidade Nova --a 2 km do local onde foi abordado-- e uma viatura da PM o levou para o hospital Souza Aguiar, no centro.

Apesar da violência da abordagem, o 4º BPM (São Cristóvão) informou que a ocorrência foi uma tentativa de assalto. O caso ocorreu por volta de 21h30 na rua Gonçalves Crespo. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios, que informou que ?as investigações estão em andamento para identificar os outros autores do crime?.

A irmã do empresário, que pediu para não ser identificada, conversou com ele no hospital. Segundo ela, o irmão achou que estava sendo seguido. Ela atribuiu a sobrevivência do empresário a um milagre.

Ele me falou que achava que estava sendo seguido e de repente começaram a atirar. Mas ele não se ligou que era nele. Ele estava achando que era confronto de polícia. Era tanto tiro que não conseguia raciocinar. Em um dado momento, viu que estavam atirando nele também. Ele saiu [com o carro] e uma viatura conseguiu socorrê-lo.

Irmã do motorista que teve o carro atacado a tiros

12.dez.2018 - Carro de empresário ficou crivado de balas após ataque com tiros de fuzis na Tijuca - ESTEFAN RADOVICZ/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO - ESTEFAN RADOVICZ/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
12.dez.2018 - Carro de empresário ficou crivado de balas após ataque com tiros de fuzil na Tijuca
Imagem: ESTEFAN RADOVICZ/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Barbosa está em observação e o estado de saúde dele é considerado estável. Ainda não há informações de quantos tiros o atingiram. No entanto, a irmã contou ao menos cinco marcas de tiro na blusa da vítima.

?Ele vai para um hospital particular para ficar mais confortável. Não precisou de cirurgia. Parece que vai passar por cirurgia no olho, mas não é urgente?, relatou.

O empresário foi abordado após fazer uma visita ao filho de três meses, que mora na Tijuca. Ele seguia para casa, no bairro de Botafogo, na zona sul, quando foi abordado em um sinal fechado.

Segundo a polícia, no carro dele foram encontrados celular, carteira e uma arma. A irmã disse que se trata de pistola de airsoft --usada em esportes que simulam confrontos e disparam projéteis de plástico.

De acordo com a PM, uma equipe que estava baseada na Praça Afonso Pena avistou criminosos armados atirando em um veículo e, ao chegar no local, houve confronto. Um bandido ficou ferido. Ele chegou a ser levado para o Souza Aguiar, mas não resistiu. Com ele, foi encontrado um carregador de calibre 556.