Ônibus em Fortaleza circulam com PMs dentro; CE já contabiliza 58 ataques
O Ceará já registra 58 ataques a ônibus, carros, prédios e locais públicos em três dias de atentados criminosos em 21 cidades, comandados por detentos. Após oito novos ataques a ônibus nesta sexta-feira (4), apenas 36 coletivos circulam nas ruas de Fortaleza nesta noite, cada um deles com três policiais armados dentro.
A medida foi anunciada pelo sindicato da categoria e vale até a meia-noite (1h do sábado de Brasília). A ação está sendo chamada de "operação emergencial reduzida", similar à operação de corujão, "mas com policiais embarcados nos ônibus, na tentativa de garantir a segurança dos passageiros e operadores."
No sábado, a operação também será reduzida com 40 ônibus e 240 policiais embarcados.
Devido à crise na segurança, Fortaleza está enfrentando uma série de problemas, e a recomendação é que a população evite sair de casa até que a situação seja controlada.
As linhas do Metrô, que normalmente funcionariam até as 23h, funcionaram hoje somente até as 20h30, horário local. O VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) funcionou só até as 20h.
Já o comércio fechou duas horas mais cedo para liberar seus funcionários durante a luz do sol para retornarem para casa. Faculdades e escolas também suspenderam aulas à noite.
Alguns dos atentados foram filmados pelos próprios criminosos. Em um deles, homens encapuzados tentam derrubar postes e gritam uma expressão que diz: "coloque o seu na reta, Bolsonaro". A expressão é uma espécie de cobrança para que o presidente assuma responsabilidade. Não se sabe quem são os autores do ataque.
Prisões e Força Nacional
Segundo a SSPDS (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social), 50 pessoas foram presas e apreendidas por envolvimento nas ações no Ceará. Outros 250 detentos foram autuados por motim ou desobediência.
O Estado já está recebendo apoio federal. Nesta sexta-feira pela manhã, uma portaria do ministro da Justiça Sergio Moro autorizou o envio de 300 homens da Força Nacional e 30 viaturas ao local por 30 dias.
Cerca de 70 integrantes da Força Nacional que estavam no Rio Grande do Norte e 30 em Sergipe já começaram a se dirigir para a capital cearense, informou hoje o secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Teophilo.
"Às 15h nós estamos deslocando mais 88 homens num Hércules 630 da Força Aérea Brasileira e durante a madrugada um Boeing 767 vai levar o restante dos 300 homens que o nosso governador do estado do Ceará pediu", afirmou o secretário.
A portaria assinada por Moro cita "ataques a ônibus, a prédios públicos, inclusive federais, e tentativas de explosão de obras públicas".
A Polícia Militar incorporou, nesta sexta-feira, mais 373 soldados para reforçar a segurança. O governador Camilo Santana (PT) também anunciou a antecipação da nomeação de 220 novos agentes penitenciários, que só seriam convocados em março.
*Com Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.