Topo

Homem de 23 anos sobrevive após ser atingido por raio no Paraná

14.jan.2019 - Homem é resgatado após ser atingido por raio em São José dos Pinhais (PR) - Reprodução/ONG Resgate Voluntário Parceiros da Vida
14.jan.2019 - Homem é resgatado após ser atingido por raio em São José dos Pinhais (PR) Imagem: Reprodução/ONG Resgate Voluntário Parceiros da Vida

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/01/2019 12h38

Um homem de 23 anos sobreviveu após ser atingido por um raio ao voltar de uma pescaria em São José dos Pinhais (PR) na tarde do último sábado (12). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele sofreu queimaduras no ombro e na perna esquerda, mas o seu estado é estável.

A vítima identificada pelas siglas C. A. D. M., de 23 anos, voltava de uma pescaria com o sogro no bairro Jardim Ipê, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, quando foi atingido por um raio por volta das 14h50 do sábado.

Segundo relatos prestados aos bombeiros, os dois decidiram voltar para casa quando notaram que começaria a chover. Enquanto colocavam os objetos no carro, um raio caiu no lago em que eles pescavam e resvalou no jovem.

O sogro chamou por socorro, mas, como o local era de difícil acesso, foi preciso fazer o uso de um helicóptero para resgatar o jovem. A assistência foi realizada pelos bombeiros com apoio da ONG Resgate Voluntário Parceiros da Vida (RVPV).

O jovem foi encaminhado ao Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, com queimaduras no ombro de na perna esquerda, mas em estado estável, segundo os bombeiros. Procurado pelo UOL, o hospital não confirmou o estado de saúde da vítima

Redobrar o cuidado em locais abertos e na água

Ao UOL, os bombeiros sugerem que as pessoas redobrem a atenção quando estiverem em locais abertos e notarem que se iniciará uma tempestade (ou se ela já esteja acontecendo).

Caso a pessoa esteja na água, seja mar, piscina ou lago, deve sempre sair ao sinal de chuva. Na última terça-feira (8), a dona de casa Lucileia Barbosa da Silva, de 40 anos, e a filha Thais Mayme Oyama, de 11, morreram ao serem atingidas por um raio em Registro, no Vale do Ribeira, região sul do Estado de São Paulo. Elas colhiam frutas no pomar do sítio da família quando aconteceu a descarga.