"Ele era uma referência", diz irmão de homem que morreu em moedor de carne

Rodrigo Lopes, 33, era a referência dentro de casa para os irmãos mais novos --Carolina e Ricardo, de 29 e 23 anos, respectivamente--, que o tinham como modelo. Morto ao cair em uma máquina de moer carne em um frigorífico de frangos na última quinta-feira (7), o rapaz de Guaíra, no Paraná, era visto como herói por eles.
O caso aconteceu em Eldorado (MS), a cerca de 425 quilômetros da cidade de Campo Grande.
Rodrigo era do tipo 'protetor', e muitas vezes exerceu o 'papel de pai' aconselhando seus irmãos na adolescência, dizem os irmãos.
"Irmãos mais velhos são sempre tratados como heróis. Ele era um herói para mim, uma referência", diz Ricardo.
"Por ser mais velho, acho que ele se sentia no papel de protetor. Sempre que a gente se encontrava depois que ele saiu de casa e foi ter uma família, ele me dava um conselho. De cara, eu achava ruim, ficava irritado, bravo. Depois da adolescência, comecei a perceber que aquilo era uma forma de afeto, era um cuidado", lembra o irmão.
Rodrigo morava com a companheira Luciana em Eldorado, para onde tinha se mudado havia menos de um ano.
Antes de trabalhar na fábrica da Bello Alimentos, foi segurança e motorista de ônibus.
Em Guaíra (PR), cidade onde cresceu ao lado dos irmãos e da mãe, Rodrigo fez as principais amizades da infância à beira do Rio Paraná. Adorava se divertir na água e mergulhar. As brincadeiras e banhos no rio, inclusive, foram passados para Ricardo. "Eu também gosto muito de água, de rio. Eu herdei isso dele".
Quando não estava no trabalho ou com quem amava -- familiares ou amigos mais próximos --, Rodrigo gostava de jogar futebol e videogame. "Ele era um cara bem mais velho do que eu, mas era bem jovial", diz o irmão.
Polícia investiga o caso
A morte de Rodrigo no fim da tarde da última quinta-feira (7) é investigada pela Polícia Civil de Eldorado. O delegado Pablo Ricardo Campos do Reis, responsável pela apuração do caso, disse que nenhuma hipótese deve ser descartada.
Ainda sem nenhuma conclusão do inquérito policial, o oficial ressaltou que a máquina de moer carne em que Rodrigo caiu era segura.
Reis ainda disse que deve procurar o manual e instrutores do equipamento nos próximos dias da investigação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.