Topo

Moradores da Cidade de Deus relatam tiros vindos de helicópteros da PM

Moradores da Cidade de Deus denunciam que disparos teriam sido feitos do alto de helicópteros em ação policial - Reprodução/Twitter
Moradores da Cidade de Deus denunciam que disparos teriam sido feitos do alto de helicópteros em ação policial Imagem: Reprodução/Twitter

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

19/03/2019 10h24

Moradores da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio, denunciam que policiais realizaram disparos de arma de fogo do alto de helicópteros que fazem sobrevoos na comunidade desde as primeiras horas da manhã de hoje. No início do mês, relatos de tiros vindos de helicópteros também foram feitos em uma ação policial no Complexo do Alemão, na zona norte da capital.

Em postagens nas redes sociais, os moradores orientavam, uns aos outros, até as 9h, para que não saíssem de casa. De acordo com eles, muitos tiros ainda podiam ser ouvidos a poucos metros das suas residências, assim como os rasantes das aeronaves policiais.

"Os helicópteros quando chegam aqui na Cidade de Deus, só conseguem voar se tiverem atirando", disse um morador no Twitter.

Outra moradora da comunidade relatou: "Minha filha pula da cama. 'Mãe é tiro, socorro'. Os tiros vêm do helicóptero da polícia! Aqui na Cidade de Deus é assim: só sobrevoa se tiver atirando".

Uma outra moradora afirmou: "Com tanta polícia, não aceito nada menos do que 117 fuzis apreendidos hoje na Cidade de Deus", em referência à apreensão de armas feita em uma casa, durante a série de operações que envolveu a prisão de dois acusados de matar a vereadora Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Gomes, no ano passado,

A ação de hoje é coordenada pelo DPGE (Departamento de Polícia Geral e Especializada) e conta com a participação das delegacias de Combate às drogas e Roubo e Furtos de Cargas, além da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), e tem como objetivo "o combate ao tráfico de drogas", de acordo com a própria Polícia Civil.

Em imagens aéreas feitas pela TV Globo, pode-se ver criminosos armados andando pela comunidade durante a incursão policial.

Ainda não há um balanço parcial da ação e a polícia não se posicionou quanto aos relatos dos moradores sobre os tiros que teriam sido feitos de helicópteros.

A ação se concentra em localidades da Cidade de Deus como Apês e Caratê. Além de duas aeronaves, moradores também relatam o uso de pelo menos um veículo blindado nas ruas da comunidade.