Topo

Suzano: famílias aceitam indenização e não poderão processar Estado, diz SP

Julien Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Julien Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Pedro Graminha

Do UOL, em São Paulo

05/06/2019 16h25

O governo de São Paulo afirmou nesta tarde que todas as famílias de vítimas do massacre de Suzano (SP) aceitaram a proposta de indenização feita pelo poder público. O acordo impõe que as famílias não processem o Estado.

O ataque, ocorrido em 13, deixou 11 feridos e 10 mortos - dentre os quais os próprios atiradores e um comerciante, tio de um dos atiradores.

Das 7 famílias dos mortos dentro da e março na Escola Estadual Raul Brasil, 6 receberam indenização, segundo o governo.

A última, que deu entrada no processo mais tarde, está em vias de recebê-la. Ao todo, 32 familiares serão contemplados.

Também receberam indenizações os 11 adolescentes feridos no ataque.

Dois pais de alunos feridos receberão indenização por lucro cessante, ou seja, por não conseguirem trabalhar ao longo do processo de recuperação dos filhos.

"O trabalho da força-tarefa é considerado concluído ", disse a procuradora-geral do estado, Lia Porto Corona.

O Defensor público-geral Davi Depiné, informou que, ao todo, a Defensoria atendeu 235 pessoas, considerando vítimas e familiares diretamente relacionados ao incidente e demais moradores. Desse total, 45 foram selecionados para a indenização.

Segundo Juliana Belloque, Defensora Pública do estado, os valores não são informados a pedido dos familiares. Inicialmente o governador João Doria falava em quantias próximas a R$ 100 mil reais.

Os valores foram concebidos a partir de laudos individualizados que levam em consideração a conjuntura do núcleo familiar.

Andréia Félix, mãe de Samuel, um dos meninos que sobreviveram ao ataque à escola, se diz satisfeita com a maneira pela qual foi resolvida a situação de seu filho.

"A única coisa que me preocupa é pensar o que vai acontecer com as demais pessoas que precisam de acompanhamento psicológico". afirmou.

De acordo com o secretário de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, pelo menos mais 47 profissionais atuarão em Suzano até o fim de junho com a previsão de realizar mais de 40 mil atendimentos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na reportagem, dois pais de alunos feridos receberão indenização por lucro cessante por terem deixado de trabalhar para cuidar das vítimas. O texto foi corrigido.