Topo

Após greve parcial, protestos acontecem pelo Brasil; SP e Rio têm bombas

Do UOL, em São Paulo*

14/06/2019 16h53Atualizada em 14/06/2019 22h59

Manifestações foram convocadas para a tarde de hoje pelas centrais sindicais e aconteceram em pelo menos sete capitais. São Paulo e Rio tiveram tiros de balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo ao final dos atos.

No Rio, a confusão aconteceu na região central. Não há informações sobre feridos ou presos.

Em São Paulo, na rua da Consolação, manifestantes atearam fogo em sacos de lixo e a Polícia Militar respondeu com bombas de gás lacrimogêneo. O ato se dispersou por ruas laterais.

Polícia usa bombas de gás para dispersar manifestantes na rua da Consolação

UOL Notícias

A concentração foi na avenida Paulista, onde os participantes interditaram faixas e bloquearam o trânsito. Eles caminharam até a República para encerrar o ato.

Faixas e camisetas exaltaram a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Houve cartazes contra o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol, que tiveram conversas vazadas pelo site The Intercept Brasil.

Líderes da esquerda, como Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann, Guilherme Boulos e Eduardo Suplicy engrossaram o ato em São Paulo. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), 14 pessoas foram detidas no estado: dez na capital, após evento na avenida Francisco Morato, e quatro em Sorocaba, após depredação de um micro-ônibus.

14.jun.2019 - Manifestação contra a reforma da Previdência termina em confusão em São Paulo - Nacho Doce/Reuters - Nacho Doce/Reuters
14.jun.2019 - Manifestação contra a reforma da Previdência termina em confusão em São Paulo
Imagem: Nacho Doce/Reuters

Em Curitiba, manifestantes foram à praça Santos Andrade, próxima à reitoria da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Segundo a Polícia Militar, o protesto ocorreu de forma pacífica, com estimadas 3.000 pessoas.

No Nordeste, Natal, Teresina, Maceió e Recife tiveram atos contra a reforma.

Em Maceió, manifestantes foram liderados por um minitrio elétrico e levaram bandeiras e cartazes criticando os cortes do governo federal. O ato foi encerrado por volta das 19h. Em Recife, manifestantes bloquearam ruas e a ponte Princesa Isabel, na região central.

Em Teresina e Natal os protestos transcorreram sem incidentes de violência.

Transportes públicos afetados

Serviços de transporte público nas principais capitais do país foram afetados na manhã de hoje por uma greve contra a reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Entre as cidades mais atingidas, estão Belo Horizonte, onde nenhuma linha do metrô funcionou, Salvador e Brasília, que tiveram paralisação total dos ônibus.

São Paulo e Rio de Janeiro tiveram impactos menores. Na capital paulista, o metrô funcionou parcialmente, enquanto trens e ônibus circularam normalmente. No Rio, as mobilizações não trouxeram dificuldades ao funcionamento do transporte público.

Em dia de greve, paulistano encontra tudo funcionando: "Até mais tranquilo"

UOL Notícias

* Colaboraram Ricardo Marchesan, Talita Marchao e Wanderley Preite Sobrinho, do UOL, em São Paulo, e Aliny Gama, Carlos Madeiro, Leonardo Martins e Marina Lang, colaboração para o UOL, em Maceió, Rio e São Paulo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou a matéria, Curitiba não fica no sudeste. A informação foi corrigida.