Topo

Defesa Civil interdita 4 imóveis vizinhos ao Hospital Badim após incêndio

Lola Ferreira

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

13/09/2019 14h39

O incêndio que atingiu o Hospital Badim na noite de ontem resultou na interdição de quatro imóveis vizinhos ao prédio --dois dos imóveis foram interditados totalmente e um terceiro, parcialmente, em duas vilas localizadas nos fundos do prédio. Houve também a interdição parcial da garagem do prédio residencial localizado no número 392 da rua São Francisco Xavier.

De acordo com a Defesa Civil, o motivo das interdições é o risco de queda de reboco e revestimento de teto nos imóveis.

O próprio prédio do Hospital Badim que pegou fogo na noite desta quinta (12) e vitimou ao menos dez pessoas foi interditado administrativamente por volta das 12h30 de hoje. Engenheiros da Defesa Civil constataram que as condições internas do edifício não são boas e, com isso, ele foi interditado para qualquer eventual circulação de funcionários. A circulação, a partir de então, ficará restrita aos homens da Defesa Civil, peritos da Polícia Civil e bombeiros.

O subsolo do prédio está alagado por conta do grande volume de água utilizado para conter as chamas, além da fiação exposta, que gera riscos. A Defesa Civil descartou a hipótese de desabamento.

O prédio mais novo do Hospital Badim, que fica a um prédio residencial de distância, não foi interditado, mas os funcionários foram dispensados e dentro da unidade só está o comitê de apoio organizado pelo hospital para atender familiares de pacientes.

Imagens de segurança

A Polícia Civil saiu do prédio por volta de 12:30 com um aparelho HD com as imagens das câmeras de segurança do prédio. De acordo com o delegado Roberto Ramos, que comanda as investigações, a intenção é entender qual foi a cronologia do incêndio.

Uma testemunha ouvida pelo UOL afirmou que todos os dias, o Hospital Badim tem a queda de luz no mesmo horário: entre 18h e 18h01. A Polícia Civil também pretende, com as imagens, saber se realmente houve este "pico" de luz e se ele pode estar relacionado com o incêndio.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Anteriormente, a Defesa Civil informou que as interdições das casas aconteceram na mesma vila. Mas, às 16h15, a informação foi corrigida: as interdições aconteceram em duas vilas diferentes.