Topo

Sinos badalam de madrugada por mais de 1h em igreja de SP e causam sustos

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto (SP)

22/09/2019 19h31

Uma falha mecânica fez os sinos badalarem na catedral de Ribeirão Preto (SP) e assustou a população da cidade entre a noite de ontem e a madrugada de hoje. O badalar começou por volta das 23h40 de sábado e só foi interrompido na primeira hora do domingo.

De acordo com informações da Diocese de Ribeirão, uma pane elétrica fez com que os sinos da catedral badalassem ininterruptamente por quase uma hora. O barulho incomodou moradores da região central.

O investigador aposentado Ildo Melani, 79, que mora a duas quadras da catedral, conta que se assustou com o badalar contínuo dos sinos. "O centro inteiro percebeu. A gente não sabia o que tinha acontecido. Foi uma coisa estranha, ficou tocando quase uma hora na madrugada", diz.

Alguns moradores da região central ficaram temerosos porque, na liturgia da igreja Católica, quando o sino toca fora de hora significa a morte do arcebispo local. "Ficamos desesperados imaginando que fosse alguma perda. Não imaginamos uma falha", explica Adriana Stéfani, 45, que também mora no entorno da catedral.

O padre Francisco Jaber Zanardo Moussa, pároco da igreja, entretanto, pediu desculpas pelas redes sociais. "Não tivemos a intenção de perturbar ou desrespeitar o horário noturno, e o descanso dos moradores do Centro da Cidade. Os sinos começaram a tocar por causa de uma 'pane elétrica' no seu sistema de automatização. Contamos com a compreensão", afirma o pároco. O problema foi resolvido por volta das 0h20 deste domingo.