Topo

Vargem Grande Paulista terá ônibus gratuito a partir de novembro

Vargem Grande Paulista terá ônibus gratuito a partir de novembro - Divulgação/Prefeitura de Vargem Grande Paulista
Vargem Grande Paulista terá ônibus gratuito a partir de novembro Imagem: Divulgação/Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Do UOL, em São Paulo

25/10/2019 12h10

Vargem Grande Paulista será o primeiro município da região metropolitana de São Paulo a oferecer transporte público gratuito para a população. A medida, anunciada na última quarta-feira (23), vai entrar em vigor no dia 5 de novembro. Atualmente, a passagem custa R$ 3,70.

O prefeito Josué Ramos disse que a gestão fez um estudo para escolher o melhor modelo e optou por terceirizar a frota com a locação de ônibus e motoristas, sendo a gestão da prefeitura.

De acordo com a gestão municipal, para melhor atender os 24 mil passageiros que utilizam o transporte público, haverá a ampliação da frota de sete para 13 ônibus, e o número de linhas passará de quatro para sete.

'Tarifa zero'

Segundo informações da administração da cidade, o programa Tarifa Zero é uma parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada, que irá contribuir com uma taxa mensal referente ao que já é gasto com vale transporte.

"Vamos contar com o apoio dos empresários que irão ajudar a subsidiar o transporte municipal, porém com um valor inferior ao que já gastam", explicou o prefeito.

Esta taxa será paga ao Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU), criado pelas Leis Municipais Lei Municipal 1068/2019 e 1092/19) que tem como receita: dotações orçamentárias; multas de trânsito; taxa de transporte público de passageiros (empresas privadas); taxa de publicidade; publicidade em pontos de ônibus; entre outras.