Topo

Prefeitura de SP proíbe estacionar patinete na rua e vai cobrar pelo uso

Patinete elétrica não poderá mais ser estacionado em calçadas - Eduardo Knapp/Folhapress
Patinete elétrica não poderá mais ser estacionado em calçadas Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

30/10/2019 18h41

A Prefeitura de São Paulo publica nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial do Município a regulamentação do uso de patinete elétrica na capital. A Portaria vai proibir o estacionamento em calçadas e cobrará das empresas um valor a cada uso do meio de locomoção.

De acordo com a prefeitura, o objetivo das medidas é dar segurança aos usuários da patinete e aos pedestres. As empresas terão de criar estacionamentos provisórios nas vias e um "bolsão" para guardar as patinetes.

As companhias terão três horas no centro e seis horas na periferia para retirar os veículos desses estacionamentos e aloja-los nos bolsões. Além disso, elas serão obrigadas a oferecer o serviço nas periferias, já que, hoje, a prioridade é oferecer o serviço no centro expandido.

A prefeitura também cobrará 20 centavos a cada vez que a patinete for acionada. Até que as empresas se adequem, será cobrado R$ 30 ao mês por cada veículo em uso. Em caso de descumprimento, as empresas receberão punições em dinheiro. O valor não foi revelado.

A prefeitura também pretende regulamentar o uso de capacete. Para isso, vai pedir autorização à Justiça.

Empresas investem em patinetes que andam sozinhos

Band Notí­cias