Topo

Fóssil de dinossauro mais antigo do mundo é encontrado no RS, diz TV

Fóssil de mais de 230 milhões de anos foi encontrado no Rio Grande do Sul - Reprodução/GloboNews
Fóssil de mais de 230 milhões de anos foi encontrado no Rio Grande do Sul
Imagem: Reprodução/GloboNews

Do UOL, em São Paulo

11/11/2019 17h07

O fóssil do dinossauro mais antigo do mundo foi encontrado no interior do Rio Grande do Sul por pesquisadores brasileiros do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia da Universidade Federal de Santa Maria (Cappa/UFSM). A informação foi publicada pela TV Globo.

O fóssil de mais de 230 milhões de anos é um ancestral do tiranossauro e foi encontrado em São João de Polênise. De acordo com Leonardo Kerber, diretor do Cappa/UFSM, o dinossauro encontrado é um predador de topo de cadeia do grupo dos Herrerasauridae. Os Herrerasauridae são do período Triássico e pertencem à primeira leva de predadores que remonta à origem dos dinossauros.

"Dinossauro fez uma viagem dentro da rocha muito bem conservada. Não houve alterações de forma, dos ossos, dos dentes. Quase não houve alteração de cor", disse o paleontólogo Sérgio Cabreira, que foi o primeiro a encontrar o animal.

A equipe do Cappa trabalhou por três anos usando espátulas, marteletes e bisturis elétricos para remover sedimentos de rocha. No final, eles descobriram praticamente o esqueleto completo do animal.

Cotidiano