Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro volta a culpar ONGs por queimadas na Amazônia e cita até DiCaprio

Do UOL, em São Paulo

28/11/2019 20h20

Sem provas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a culpar as ONGs pelas queimadas na Amazônia e ainda criticou o ator Leonardo DiCaprio por doar dinheiro a essas instituições. Segundo Bolsonaro, as ONGs estariam comprando e divulgando fotos forjadas dos incêndios para receber doações e fazer campanhas "contra o Brasil".

"Uma ONG ali pagou R$ 70 mil por uma foto fabricada de queimada", disse o presidente sem citar nomes. "O que é mais fácil? 'Toca' fogo no mato. Tira foto, filma, manda para a ONG, a ONG divulga, entra em contato com o Leonardo DiCaprio e o Leonardo DiCaprio doa US$ 500 mil para essa ONG. Leonardo DiCaprio, você está colaborando com as queimadas na Amazônia", completou.

Bolsonaro também acusou a mídia local e do exterior de divulgar matérias "mentirosas" para prejudicar o Brasil e aconselhou seus espectadores a não doar dinheiro para ONGs. "Não estão lá para preservar o meio ambiente, estão lá por causa própria", defendeu.

Bolsonaro insinua que ONGs ganham dinheiro incendiando a Amazônia

UOL Notícias

Também sem citar nomes ou fontes, o presidente falou de uma foto que estaria circulando nas redes sociais em que quatro "ongueiros", como apelidou, aparecem vivendo luxuosamente. "E ganhando a vida como? 'Tocando' fogo na Amazônia. 'Toca' fogo na Amazônia, divulga as imagens e ganha um dinheirinho do Leonardo DiCaprio. Pisou na bola, hein, DiCaprio?", disse Bolsonaro.

Ao encerrar as discussões sobre o tema, o presidente ainda fez insinuações ao francês Emmanuel Macron, a quem se referiu apenas como o "presidente de um grande país europeu". Bolsonaro e Gilson Machado Neto (presidente da Embratur, que também participa da live) lembraram de quando Macron compartilhou uma foto antiga para se manifestar sobre as queimadas recentes na Amazônia. "Pelo menos ele [Macron] não comprou a fotografia", zombou Bolsonaro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bolsonaro volta a culpar ONGs por queimadas na Amazônia e cita até DiCaprio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano