Topo

Esse conteúdo é antigo

Operação da PF fiscaliza instrutores de armamento e tiro em clubes de tiro

Policiais federais durante a fiscalização  - Divulgação/Polícia Federal
Policiais federais durante a fiscalização Imagem: Divulgação/Polícia Federal

Do UOL, em São Paulo

24/01/2020 11h09

A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação de fiscalização de instrutores de armamento e tiro credenciados pelo órgão. Segundo a PF, a ação, batizada de Inspeção Inicial, ocorre simultaneamente em 72 cidades paulistas, sendo a maior fiscalização do gênero já realizada no estado.

A operação, diz a PF, tem como objetivo garantir que o serviço prestado pelos profissionais credenciados esteja em conformidade com as normas vigentes, bem como identificar eventuais desvios ou fraudes na emissão de laudos de capacidade técnica para fins de aquisição de arma de fogo.

Os instrutores credenciados são responsáveis pela emissão de laudos que atestam a capacidade técnica das pessoas que solicitam registro e de porte de arma de fogo na modalidade defesa pessoal junto à PF, bem como daqueles que pretendem obter o CR (Certificado de Registro) como atiradores esportivos junto ao Exército Brasileiro.

A investigação teve início em fevereiro de 2019 após análise de dados inseridos no Sinarm (Sistema Nacional de Armas) e laudos apresentados nos pedidos de registro de arma de fogo e verificou que há fortes indícios de falsidades ideológicas na emissão de laudos e formação de quadrilha. Para obtenção dos laudos, o interessado em adquirir ou portar arma de fogo pagava valores fora dos usuais praticados no setor.

"É de suma importância que os interessados em adquirir arma de fogo tenham o adequado conhecimento para utilização e manuseio seguro do armamento pretendido. O profissional responsável por avaliar e atestar esse conhecimento é o instrutor credenciado pela Polícia Federal. Daí a relevância de que sua atividade seja exercida dentro dos rigorosos parâmetros normativos vigentes", diz trecho do comunicado divulgado pela PF.

Ao todo, 130 locais recebem equipes de fiscalização que somam 110 policiais federais.

Ouça o podcast Ficha Criminal com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil.

Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.